sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Os 10 maiores prédios do mundo

Por gigantes do mundo
Criados para criar solucionar a falta de espaço nas grandes cidades, os prédios são grandes maravilhas da engenharia. Alguns se tornaram verdadeiras obras de arte e cartões-postais das cidades onde foram construídos. A engenharia consegue superar seus desafios dia após dia. Em construção ou já erguidos, esta é a lista dos prédios mais altos do planeta.

1º lugar: Burj Khalifa - Dubai, Emirados Árabes – 828 m

O edifício foi inaugurado oficialmente em janeiro de 2011 em meio a fogos de artifício. Durante a construção, a altura final do prédio de 828m foi mantida em segredo. Só após a conclusão foi revelada. Iniciada em 2004, a torre de vidro de 160 andares utilizou 330.000 m³ de concreto, além de 31,4 mil t de barras de ferros. O prédio se ergue entre o deserto e o mar como um ícone arquitetônico visível a 95 km de distância. A construção, que dispõe de mais de mil apartamentos, escritórios e um luxuoso hotel, é o elemento central de um projeto de US$ 20 bilhões.


Abaixo os registros detidos pelo Burj Dubai.
Aranha-céu mais alto do mundo – 828m
mais alta estrutura construída: 828 m
Edifício com mais andares: 160
instalação do elevador mais alto do mundo
elevadores mais rápidos do mundo a uma velocidade de 64 km / h (40 mph) ou 18 m / s
Maior bombeamento de concreto vertical (de construção): 606 m
Maior plataforma de observação ao ar livre do mundo
maior mesquita do Mundo (localizado no piso 158)
maior instalação do mundo de uma fachada de alumínio e vidro, a uma altura de 512 m
maior piscina do Mundo de natação (76 pavimentos)


Localização por satélite

Exibir mapa ampliado


2º lugar: Abraj Al Bait Towers Meca – Arábia Saudita – 601 m 


Abraj Al Bait Towers é um complexo de arranha-céus construído na cidade de Meca, na Arábia Saudita. A torre principal tem 601m e 95 andares. As outras 6 torres do complexo tem entre 240 e 260 m, e de 42 a 48 andares. A torre principal do complexo é a mais alta da Arábia Saudita e a segunda mais alta do mundo. Todas as sete torres do complexo estão agrupadas em um único edifício, e a sua área de construção é a maiore do mundo para um edifício, com 1 500 000 m². 


3º lugar: Busan Lotte Tower (Lotte World II) - Busan, South Korea – 510 m
A torre é o marco central do novo Complexo Busan Lotte e a construção está sendo realizada em duas fases. A primeira fase inclui uma loja de departamento e cinema, que foi concluída em 2009, enquanto a segunda e maior fase incluirá um hotel de luxo, uma plataforma de observação, escritórios e centros culturais em um arranha-céu de 110 andares. O projeto do arranha-céu assemelha-se a um navio em pé, com grandiosas curvas refletindo o porto da cidade. O estacionamento subterrâneo da torre será capaz de cabrigar mais de 2.400 carros. Sua conclusão está prevista para 2013.


4º lugar: Taipei 101 - Taipé, China – 508 metros

Foi a construção mais alta do mundo por cerca de 3 anos (de 2004 a 2007). Tem 101 andares, 61 elevadores e 1.839 vagas de garagem. Inaugurada em 2004, a torre foi construída para aguentar ventos de até 200 km/h e os terremotos ocasionais de Taiwan. O projeto de mostra claras influências da cultura chinesa em sua arquitetura, que lembra uma pagoda e tem formato de folhas de bambu.


5º lugar: Shanghai World Financial Center - Xangai, China – 492m

O prédio mais alto da China foi finalizado em 2008, após de 11 anos em construção. A construção se assemelha a um abridor de garrafas conta 492 metros de altura e tem essa forma para reduzir a pressão do vento na construção. Outra ideia do escritório de arquitetura, foi sugerir o formato da lua para o simbolismo chinês. No centro financeiro da capital chinesa, a construção oferece escritórios, shoppings, centro de convenções, um luxuoso hotel entre os andares 79 e 93, além de um observatório no 100º andar.


6º lugar: International Commerce Centre (ICC) -Hong Kong, China – 484m

Um empreendimento único com um luxuoso desenvolvimento comercial do espaço residencial, possui dois hotéis seis estrelas em um único local. Inaugurado em 2010, a construção tem 484 metros de altura. Os 118 andares se tornaram símbolo do poder econômico chinês.


7º lugar: The Petronas Towers - Kuala Lumpur, Malásia – 452 m

As torres gêmeas de Kuala Lumpur, na Malásia, levaram mais de seis anos para serem construídas (de 1993 a 1999) e os 88 andares consumiram 36,9 mil m³ de aço. Uma das marcas de sua arquitetura, a ponte que liga os dois prédios está suspensa a 170 m de altura no 41º andar. Tem seu design inspirado no islamismo, com suas pontas em forma de estrela de oito pontas.


8º lugar: Willis Tower (antiga Sears Tower) -Chicago, EUA – 442 m

A Sears Tower já foi o prédio mais alto do mundo – logo que foi construído, em 1974. Atualmente, é o mais alto da América do Norte. O arquiteto Bruce Graham utilizou uma forma de construção tubular para dar estabilidade contra os fortes ventos da região. Seus 442 metros de altura e seu formato diferente lhe renderam o apelido de “árvore de Natal”.


9º lugar: Trump International Hotel & Tower  -Chicago, EUA- 423 m

Terminado em 2009, o segundo prédio mais alto de Chicago tem 98 andares e é o maior residencial do mundo. Do 17º ao 27º andar, encontram-se 339 quartos cinco estrelas e suítes tipo estúdio ou de dois quartos, com a tradicional marca dos negócios do empresário Donald Trump. O edifício é a maior estrutura em fôrma do mundo. Moldes de concreto vem sendo usados, pois o uso da tradicional estrutura de aço requer uma estrutura que pode ser muito maior para o tamanho da propriedade, proporcional a altura da planta do edifício. O concreto líquido permite que andares sejam construídos apenas bombeando concreto centenas de metros acima do nível do solo.


10º lugar: Jin Mao Building - Xangai, China – 420 m

Ao lado do Shanghai World Financial Center, a torre Jin Mao parece pequena, mas foi a maior da China por quase dez anos. A construção comporta escritórios e um luxuoso hotel na capita chinesa. Com 88 andares, 130 elevadores, atingindo uma altura de 420,5 metros e área de construção 290 mil metros quadrados, Jin Mao Tower é uma combinação perfeita de estilo arquitetônico tradicional chinês e tecnologia moderna do mundo arquitetônico.

O maior aeroporto do mundo

Gigantes do mundo
O Aeroporto Internacional de Pequim, desenhado pelo famoso arquiteto britânico Norman Foster, tem 986 mil metros quadrados e é o maior aeroporto do mundo.


O aeroporto combina o estilo tradicional chinês com alta tecnologia e foi inaugurado em Pequim com um vôo inaugural comercial vindo do leste do país.


O novo mega-terminal, número 3, do Aeroporto de Pequim, foi construido a tempo de acolher os milhões de visitantes para os Jogos Olímpicos, em Agosto de 2008.


A construção teve início em 2004, envolvendo 40 mil operários e custos de 27 bilhões de yuans (R$6,4 bilhões), sendo a maior estrutura coberta do mundo.


O arquitecto britânico criou a obra à semelhança de um dragão gigante, com uma longa cauda e clarabóias de formato triangular que lembram as escamas da mítica criatura e permitem aproveitar ao máximo a luz natural e conservar o calor.


Foster utilizou vidro e aço para a estrutura em forma de “I” e recorreu à alta tecnologia para unir elementos arquitetonicos tradicionais chineses, como as colunas vermelhas e o teto curvilíneo dourado que evocam os palácios imperiais da China.


A nova construção “é colossal”. “Para se ter uma idéia da proporção, imagine os cinco terminais de Heathrow juntos sob o mesmo teto. O edifício estende-se por 3,25 km e ocupa 986 mil metros quadrados, o equivalente a 170 campos de futebol.


As pistas estão desenhadas para receber o A380, o gigante da Airbus, e o controle das bagagens é realizado pelo sistema de tecnologia mais avançada.
Nas instalações, os passageiros terão acesso a mais de 64 restaurantes chineses e ocidentais e mais de 90 lojas, e poderão chegar ao centro da cidade através de um comboio de alta velocidade.


O terminal levou quatro anos a ser construído, com 50 mil operários a trabalhar na obra. Três pessoas morreram na construção, confirmaram as autoridades chinesas.


O mega-terminal vai permitir um trânsito de 76 milhões de passageiros por ano, ultrapassando os 53,7 milhões que circularam em 2007 pelo aeroporto de Pequim, um dos dez mais movimentados do mundo.


Quando estiver totalmente operacional, o novo terminal suportará 1590 voos por dia para um volume de 208 mil passageiros. Os analistas acreditam que a capacidade máxima do aeroporto vai ser insuficiente em pouco tempo, refletindo o problema recorrente do aumento do tráfego aéreo em paralelo com o crescimento económico chinês sem precedentes. Espera-se que a capacidade máxima seja atingida em 2015.


As autoridades chinesas estão a tentar por todos os meios acompanhar este ritmo de crescimento, com mais de 100 novos aeroportos planeados por todo o país até 2020, que custará mais de 60 mil milhões de dólares (cerca de 39,5 mil milhões de euros), incluindo o mais alto do mundo, no Tibete.


Cerca de dez mil moradores foram removidos de suas casas para liberar espaço para o novo prédio, provocando críticas de organizações internacionais. 

O maior deserto quente do mundo

Por: Gigantes do Mundo
O Deserto do Saara fica localizado na região norte do continente africano. É considerado o maior deserto quente da Terra e o segundo maior deserto do mundo, ficando atrás da Antártica que também é considerada um deserto.


Possui uma área maior que de muitos países considerados continentais como o Brasil, Austrália, Índia além de possuir uma área pouco menor que do continente europeu. Para se ter uma idéia de sua grandeza, ele corta mais de dez países africanos e estima-se que vivam mais de 2,5 milhões de pessoas nele.


O deserto do Saara compreende parte dos seguintes países e territórios: Argélia, Burkina Faso, Chade, Egipto, Líbia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Senegal, Sudão, e Tunísia.


Em seu território se distinguem dois trechos, um dominado por dunas arenosas e denominado Erg, e outro bastante pedregoso denominado Hamadas.
A área do deserto também inclui parte das bacias do Rio Nilo e do Rio Senegal, as montanhas Aïr, Hoggar, Atlas e o Vulcão Tibesti, pequenos desertos como o Deserto da Líbia, Ténéré, Depressão do Qatar e Erg Chebbi, o lago Chade, e os oásis Bahariya, Ghardaïa e Timimoun.


As fronteiras do Saara são o Oceano Atlântico a oeste, a cordilheira do Atlas e o Mar Mediterrâneo a norte, o Mar Vermelho a leste e o vale do Rio Níger a sul.


O Saara divide o continente africano em duas partes, a África do Norte e Sub-Saariana. A fronteira saariana ao sul é marcada por uma faixa semi-árida de savana chamada Sahel, e ao sul de Sahel encontra-se o Sudão.


Ao contrário do que muitos pensam, o Saara situa-se, quase totalmente, numa região de planalto (em média 300 metros de altitude) com presença de cadeias montanhosas.


Podemos encontrar algumas regiões com rochas, porém grande parte do Saara é composta por areia. As dunas do deserto são formadas pelas perigosas tempestades de areia. Existem também os oásis, pequenas áreas com presença de água e vegetação.


As chuvas são extremamente raras e as temperaturas podem chegar a 50º C durante o dia e –5º C à noite. Com estas condições climáticas e geográficas é praticamente impossível viver no Saara.


Poucos povos, entre eles os tuaregues e os beduínos, habitam esta região. Os beduínos costumam atravessar constantemente o Saara, acompanhados de seus camelos, para praticarem o comércio ambulante.

O Maior sistema de ponte de dois níveis do mundo

Gigantes do mundo
O Grande Seto Bridge é uma série de pontes que ligam dois municípios japoneses; Okayama e Kagawa, através de uma série de cinco pequenas ilhas no mar de Seto.


Construído durante o período 1978-1988, é uma das três rotas do Bridge Project Honshu-Shikoku ligando Honshu e Ilhas Shikoku.


O complexo possui 13,1 km de extensão, o que a classifica como o maior sistema de ponte de dois níveis do mundo.


As pontes tem duas faixas de tráfego em cada sentido para veículos na estrada no andar superior e uma linha de trem em cada direção no convés inferior.


O piso inferior foi projetado para acomodar uma linha adicional de trem em cada sentido.


Seis das 11 pontes são nomeadas separadamente e as outras cinco pontes são viadutos. As seis pontes chamados de norte a sul estão listados abaixo.


A Ponte Shimotsui-Seto tem um vão central de 940 metros e um comprimento total de 1.400 metros.


A Ponte Hitsuishijima é uma ponte estaiada com um vão central de 420 metros e um comprimento total de 790 metros.


A Ponte Iwakurojima é uma ponte estaiada com um vão central de 420 metros e um comprimento total de 790 metros.


A Ponte Yoshima tem uma vão principal de 246 metros e um total de cinco vãos com um comprimento de 847 metros.


A ponte Kita Bisan-Seto Bridge é uma ponte suspensa com duas seções ligadas por uma ancoragem comum, com vão central é de 990 metros e um comprimento total é de 1,538 m.


A ponte Minami Bisan-Seto Bridge é uma ponte suspensa com um vão central de 1.100 metros e um comprimento total de 1.648 m.

Madeira paga as contas



Madeira ouvindo o questionamento dos estudantes Foto: Antonio Wagner
Prefeito Sebastião Madeira
O que é uma cidade ter um prefeito que não paga as contas, ou faz contas para o seu sucessor pagá-la. Sebastião Madeira, pagou no seu primeiro mandato, nada mais nada menos do que a bagatela de  45 milhões de reais de contas deixadas pelos os seus antecessores.

Alunos do curso de Farmácia da FACIMP tem destaque a nível nacional



Imperatriz - Os alunosBrenner Castro Silva de Santa Maria/PA e Jaqueline Vaz de Oliveira de Açailandia/MA,acadêmicos do Curso de Farmácia da FACIMP, ficaram em 1º lugar na categoria estudante de Farmácia no Prêmio Jayme Torres de Farmácia 2012. Tiveram como orientadora a professora Talita Lima Pinho e a professora MSc. Valquíria de Castro como incentivadora do projeto cujo tema foi “Farmácia Hospitalar”.
O trabalho dos acadêmicos teve como tema “A Importância da Atuação Permanente do Farmacêutico na Equipe Multidisciplinar da UTI em Benefício da Saúde do Paciente e Redução de Custos para um Hospital no Município de Imperatriz – MA”.
O Prêmio Jayme Torres de Farmácia tem como objetivo identificar, reconhecer e difundir ações de farmacêuticos e de estudantes de Farmácia, que tenham como objetivo melhorar as condições de saúde da comunidade e a qualidade de vida. A premiação é instituída e concedida pelo Conselho Federal de Farmácia, em conformidade com as Resoluções Normativas n.º 376, de 2002; nº 395, de 2003 e nº 512, de 2009.
Para a professora MSc. Valquíria de Castro, o estímulo à produção científica começa cedo no Curso de Farmácia. “Ao recebermos uma premiação de nível nacional como esta, certifica-nos que estamos capacitando com grande diferencial pelo destaque nacional, que projeta de forma positiva, em todo o Brasil; a qualidade dos alunos formados pela FACIMP”.
Surpresos com a premiação, os acadêmicos disseram que estão estimulados para elaborarem novos projetos. “A emoção de ter o trabalho escolhido entre tantos é única, por isso, de agora em diante vamos produzir sempre, pois sabemos que somos capazes de levar o nome do nosso curso e da Instituição a qualquer lugar. Agradecemos a todos que nos ajudaram nesse projeto”.
O Prêmio, no valor de R$ 4.000,00, o certificado e o troféu serão entregues, em solenidade, no Conselho Federal de Farmácia, em Brasília.
Fonte/http://www.facimp.edu.br

Grave acidente em frente o Aeroporto
















  NO DIA 30-11-2012 POR VOLTA 17HS E 20MIN, ACONTECEU UM GRAVE ACIDENTE ENTRE UM CAMINHÃO MECERDES E UMA CAMINHONETE D20, SENDO QUE O CAMINHÃO TRAFEGAVA NA PISTA DO MEIO DA BR 010 NO SENTIDO PORTO FRANCO, JÁ A CAMINHONETE D20 AVANÇOU A PREFERENCIAL, CAUSANDO O ACIDENTE., UMA MULHER QUE ESTAVA DO LADO DO PASSAGEIRO  DA CAMINHONETE  D20,  SOFREU UMA PANCADA MUITO FORTE .. A MESMA FOI SOCORRIDA E LEVADA AO HOSPITAL MUNICIPAL SOCORRÃO.
Por Asmoimp

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html