O advogado maranhense Marcus Vinícius Furtado Coelho (foto), ex-secretário-geral do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) elegeu-se, nesta quinta-feira (31), o presidente da entidade.
Ele obteve 64 dos 81 votos dos conselheiros federais, encabeçando a chapa “OAB Independente, Advogado Valorizado”. Também concorreu a chapa “OAB Ética e Democrática”, liderada por Alberto de Paula Machado, que obteve 16 votos. Houve um voto em branco.
Radicado no Piauí, Marcus Vinícius é natural de Paribano e contou com o apoio dos conselheiros das seccionais de 23 estados, além do Distrito Federal, para substituir Ophir Cavalcante no comando da OAB nacional.
No Maranhão, enfrentou resistência do presidente da OAB-MA, Mário Macieira, mas avançou bem depois que o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), declarou apoio ao candidato.
Marcus Vinícius comandará a entidade, que reúne 750 mil advogados em todo o país, nos próximos três anos.
A eleição foi realizada na noite desta quinta-feira (31), em Brasília, no auditório do edifício-sede do Conselho, em sessão plenária sob a condução do decano no Pleno, o conselheiro federal por Minas Gerais Paulo Roberto de Gouvêa Medina
Por Gilberto Léda