quarta-feira, 31 de julho de 2013

O pré candidato já sabemos agora quem será o vice da situação no Maranhão

No Maranhão pelas as bandas da situação já está definido em relação ao candidato ao governo do estado, que será Luís Fernando, agora a pergunta que todos fazem é: quem será o candidato a vice? Pela a grande liderança de Sebastião Madeira e pela a sua proximidade com Luís Fernando, com certeza o nome passará pela a  aprovação do atual prefeito da cidade de Imperatriz.
Nomes que começam a ganhar destaque nesta grande corrida política: 
Sabino Costa, Miriam Reis e Hamilton Miranda, saem na frente.
Alguém poderá perguntar, e o Pastor Porto? Jamais a situação ia admitir um ferrenho defensor do atual pré candidato Flávio Dino em suas fileiras.

O Maior do      

Justiça mantém VBL na cidade de Imperatriz


Esta briga e com as armas que tem, a VBL em seu arsenal, ela ainda pode durar uns 300 mil anos e meio. Justiça mantém a liminar que concede os direitos da empresa VBL em explorar o transporte público na cidade de Imperatriz. A briga pode até durar, porém a nossa população não pode pagar o preço que está pagando. Em toda esta briga, o melhor a fazer, era os principais personagens deste grande filme se reunir e resolver a problemática do nosso transporte público e esquecer os tribunais.


O Maior do      

Criaram uma orelha

Orelha foi recriada em laboratório a partir de tecido animal (Foto: Massachusetts General Hospital/BBC)Orelha foi recriada em laboratório a partir de tecido
animal (Foto: Massachusetts General Hospital/BBC)
Cientistas americanos dizem ter dado um passo na direção de produzir uma orelha humana completa em laboratório, a partir de células de um paciente.
Em uma nova experiência de engenharia de tecidos, os pesquisadores conseguiram desenvolver uma orelha humana com tecido animal.
O substituto artificial tem a flexibilidade de uma orelha real, dizem os pesquisadores do Massachusetts General Hospital, em Boston, Estados Unidos.
A técnica pode um dia vir a ser usada para ajudar pessoas que tenham perdido ou deformado a orelha, eles acreditam.
A engenharia de tecidos é um campo crescente na ciência médica, no qual órgãos substitutos são feitos em laboratório. Anteriormente, os pesquisadores haviam produzido um ouvido artificial, do tamanho do de um bebê, no dorso de um rato.
Cientistas dizem ter conseguido manter a flexibilidade natural da cartilagem (Foto: Massachusetts General Hospital/BBC)Cientistas dizem ter conseguido manter a flexibilidade natural da cartilagem (Foto: Massachusetts General 
No mais recente estudo, apresentado na publicação científica "Journal of the Royal Society Interface", tecidos vivos de vacas e ovelhas foram usados junto a uma armação de arame flexível, que tinha a forma 3D de um verdadeiro ouvido humano.

Greve dos médicos

Médicos de ao menos 14 estados realizam protestos nesta quarta-feira (31). Na terça-feira (30), a suspensão dos atendimentos nas redes pública e privada atingiu 12 estados e o Distrito Federal.
A greve é para marcar posição da categoria contra decisões do governo federal, como a contratação de profissionais estrangeiros pelo programa Mais Médicos e os vetos à legislação do Ato Médico, que estabelece as atribuições dos profissionais de  medicina. Em nota, o governo disse que "lamenta" eventuais prejuízos causados à população.

Chifrinhos para Obama

O presidente Barack Obama foi alvo de uma pegadinha nesta quarta-feira (31), na Casa Branca. Ele ganhou 'chifrinhos' ao posar para fotos com atletas de basquete da Universidade de Connecticut, na Sala Leste do prédio do governo em Washington DC.
A equipe foi a campeã nacional deste ano no torneio da NCAA, entidade máxima do esporte universitário dos EUA.
Obama foi alvo de pegadinha ao posar com atletas universitárias na Casa Branca (Foto: Larry Downing/Reuters)Obama foi alvo de pegadinha ao posar com atletas universitárias na Casa Branca (Foto: Larry 

Casa de Neymar

O bairro de Pedralbes está situado numa zona nobre de Barcelona. Seu mais recente morador é o atacante Neymar, contratado a peso de ouro pelo principal clube da cidade - e um dos maiores do mundo. Mas o craque brasileiro mal sabe que a poucos metros de sua residência, alugada de ao proprietário de uma famosa rede de padarias, encontra-se uma mansão "assombrada" pela máfia russa.
Cerca de 30 metros separam Neymar da mansão em forma de castelo. Até um ano e meio atrás, a casa era habitada por integrantes da máfia russa-georgiana. Curiosamente, o consulado da Rússia também se encontra na região. Mas as coincidências não param por aí.
Tariel Oniani é o nome do antigo proprietário da mansão. O chefe da máfia da Geórgia, atualmente preso na Espanha, comandava uma organização criminosa no país. De acordo com a imprensa espanhola, um dos elementos chave da organização era casado com Manana Giorgadze, secretária pessoal do antigo presidente do Barcelona, Joan Laporta.
Oniani residia na mansão, mas abandonou a casa de Pedralbes em 2005. Porém, em 2011, a residência voltou a ser ocupada por criminosos da máfia russa. Atualmente, ela está trancada pela polícia, mas até recebe visita de curiosos que passam na porta e tiram fotos.
Mosaico casa Neymar (Foto: Editoria de Arte)

Pouco a pouco os vizinhos vão se dando conta da presença do novo morador ilustre. Muitos não querem falar sobre Neymar, outros não ligam para o assunto e alguns dizem estar até proibidos. Foi o caso do instalador de antenas parabólicas que deixou a casa do craque na tarde da última terça-feira. O senhor, que provavelmente acabara de facilitar o acesso do craque à televisão internacional (e brasileira), disse não estar permitido para falar.

- Me pediram para manter sigilo - alegou. 

Oposição no Maranhão é mentirosa,mesquinha e mentirosa



A qualidade de vida dos maranhenses está melhorando a cada dia, graças a esta grande família



Dizer que o Maranhão não está tudo bem, ok, até eu sei disso, porém dizer que o Maranhão hoje não é um estado melhor, é ser um tremendo mentiroso e mesquinho. A oposição faz isso, pelo o simples fato de querer o bastão do poder, nada mais que isto. O Maranhão só existe hoje, pela a entrada de José Sarney na política e ser um destaque nacionalmente, pois chegou até a presidência. Tudo que temos no Maranhão, nós maranhense devemos a este grande homem público. Em 1970, cheguei em Imperatriz, e tinha uma dúzia de casas de palhas e hoje somos o que somos. Se Imperatriz era assim, imagine outras cidades deste pobre estado. Vejo alguns imbecis dizer bobagens, como: eu amava o Cháves e outros safados da nossa história, mas odeio o José Sarney, e isto é uma cretinice sem tamanho. Hoje o Maranhão é o segundo estado em desempenho no IDH, o que é isto? É o Índice que mede a qualidade de vida do povo de um país ou neste caso do nosso estado. E ficou provado para os imbecis de plantão e mentirosos, que realmente estamos evoluindo rapidamente no contexto social, graças a família Sarney, foi a atual Governadora é filha de José Sarney. Dar vontade de vomitar, quando vejo alguns membros da esquerda da nossa cidade chorar por crápulas como era Hugo Chávez e não amar José Sarney.




O Maior do        

Enquanto eliminaram a VBL



Enquanto todas as atenções foram para a retirada dos ônibus da VBL das ruas da cidade de Imperatriz; temos ônibus irregulares, taxi clandestino, mototaxistas clandestinos, vans, carros de placas cinzas fazendo corridas em todas as 24 horas do dia que Deus nos concede, e ninguém faz nada, ninguém ver ou fingem que são cegos. Em Imperatriz, ás vezes existe dois pesos e duas medidas. Dizem que hoje tem gente transportando a nossa população até de bicicleta, e viva a bagunça.


O Maior do      

Bira do Pindaré está enrolado até o pescoço

O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) - enrolado até o pescoço com o Tribunal de Contas da União (TCU) - publicou recentemente um jornalzinho para tentar, mais uma vez, explicar sua condenação pela corte de contas.
Bira foi acusado de desvio recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para beneficiar uma empresa com contratos irregulares na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) do Maranhão – órgão que comandou entre 2003 e 2006. Ele diz que as irregularidades são anteriores a sua gestão, mas pagou por serviços "comprovados" com notas fiscais frias, segundo a denúncia.
jornalizinho_biraNo impresso distribuído desde o início de julho, o petista novamente tentou politizar o assunto, dizendo-se vítima de “perseguição da oligarquia” e proferindo ataques contra o jornal O Estado do Maranhão, que publicou matéria revelando a decisão, até então desconhecida do grande público.
Ocorre que, no afã desesperado de distorcer a verdade, Bira ataca até o secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando. Num quadro em que responde à pergunta "Por que Bira do Pindaré é perseguido pela oligarquia?", o deputado publicou um cartão do Bolsa Família modificado para Bolsa Eleição e nele imprimiu o nome completo e o CPF do peemedebista.
Era uma referência ao Conselho de Gestão Estratégica, órgão do Governo do Estado criado pelo ex-governador José Reinaldo (PSB) com o objetivo de complementar a remuneração de secretários, mantido por Jackson Lago (PDT) e extinto pela governadora Roseana Sarney (PMDB), vejam só, após manifestações organizadas pela mesma oposição que usufruiu do benefício por cerca de sete anos.
Como o jornal-panfleto de Bira provavelmente foi bancado com recursos da vera de gabinete, o petista pode acabar tendo mais problemas. Para quem já deve algumas explicações ao TCU, isso não é nada bom.
Por Gilberto Léda

Desembargador de Imperatriz



Esta definida a lista de sêxtupla constitucional para o preenchimento da vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão ( TJ MA).
Para a nossa surpresa, nesta lista tem um nome de um advogado imperatrizense muito conhecido, trata-se de Gilson Ramalho.
Aqui está o nome dos seis escolhidos.

Ricardo Duailibe                        31 votos
José Claudio Pavão Santana      26 votos
José Magno                                23 votos
Ryod Ayoub                              22  votos
Gilson Ramalho                         22  votos
Daniel Leite                               20 votos

A lista dos escolhidos será enviada agora para o desembargador Guerreiro Júnior, que designará em sessão no plenário do tribunal escolhendo assim a lista tríplice. Escolhida esta lista, o TJ enviará para a Governadora que escolherá o novo desembargador .


O Maior do       

Projeto do deputado Léo Cunha proporcionará melhorias em vias urbanas de São João do Paraíso




Aprovado por unânimidade na Assembleia Legislativa, o projeto de indicação de autoria do deputado Leo Cunha (PSC), que contempla obras de melhorias em vias urbanas  da cidade de São Joao do Paraíso.
As obras incluiem a pavimentação asfáltica, a drenagem, a colocação de calçadas e a sinalização, em um total de 12 km de ruas do município. O projeto foi encaminhado a Governadora Roseana Sarney (PMDB) e encontra-se publicado no Diário Oficial da AL, do último dia 16.
Com a iniciativa o parlamentar irá proporcionar mais segurança ao trânsito da cidade,  tanto para o tráfego dos motoristas e ciclistas quanto dos pedestres, que poderão se deslocar pelas ruas com mais facilidade.
Para que os serviços sejam realizados, o deputado aponta que o governo do Estado firme convênio, através da Secretaria de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), destinando recursos na ordem de R$ 6 milhões para a cidade.
O projeto é o cumprimento do compromisso firmado por Léo Cunha com a população de São João do Paraíso, durante a campanha eleitoral, que elegeu o prefeito José Aldo Ribeiro (PRB). A vitória comprovou a credibilidade depositada no trabalho realizado pelo parlamentar ao longo do seu mandato.
"A população demonstrou a confiança que tem, tanto em mim, quanto no prefeito Zé Aldo, e é por isso que estou lutando, junto com ele, para trazer cada vez mais melhorias para essa cidade,” disse.
O deputado também é o idealizador do projeto que garantiu a nova camada asfáltica na rodovia, que serve de ligação entre São João do Paraíso e Porto Franco. A obra já está em fase de conclusão.



Sarney recebe alta de hospital em São Luís e segue para São Paulo


TRATAMENTO DE PROCESSO INFECCIOSO DEVE PROSSEGUIR NA CAPITAL PAULISTA.
SENADOR ESTAVA INTERNADO DESDE A MADRUGADA DE DOMINGO (28).

Do G1 MA

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), em entrevista nesta sexta (10) (Foto: Jane de Araújo/Agência Senado) 
José Sarney (PMDB-AP) segue para São Paulo

(Foto: Jane de Araújo/Agência Senado)


O senador José Sarney (PMDB-AP), 83 anos, recebeu alta do Hospital UDI, em São Luís, por volta de 7h30 desta quarta-feira (31). De acordo com informações da família do político, ele está a caminho de São Paulo em um avião particular, onde deve dar continuidade ao tratamento de um "processo infeccioso pulmonar agudo" no Hospital Sírio Libanês.

Ainda, segundo a família, Sarney viaja acompanhado da esposa e de um médico que participou do tratamento em São Luís.
A assessoria do Hospital UDI disse que não vai emitir novo boletim médico sobre o estado de saúde do político, que estava internado desde a madrugada de domingo (28). Boletim médico divulgado nesta terça-feira (30) informou que ele já havia apresentado melhora clínica após dois dias de internação.

De acordo com a assessoria de imprensa do senador, ele foi levado para o hospital após sentir-se mal durante o casamento de uma neta. Os assessores informaram que o próprio Sarney, “por precaução”, optou por ficar no local, onde fez exame de sangue e um raio-X .

O primeiro boletim médico divulgado no domingo (28) deu conta de que exames iniciais laboratoriais, clínico e de imagem não apontaram “alterações significativas” na saúde do parlamentar. No entanto, novo boletim divulgado na manhã de segunda-feira (29) informou que o político permaneceria "internado até a sua completa recuperação" e que havia sido detectado "processo de infecção pulmonar agudo".

Em maio deste ano, Sarney foi levado para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal após sentir dores no peito. Ele foi liberado pela equipe médica logo depois de passar por exames.

No ano passado, ele ficou internado em São Paulo após ter corrido risco de um infarto. Na ocasião, fez exames que detectaram o entupimento de uma artéria e foi submetido a um cateterismo seguido de uma angioplastia.
Sarney, que foi presidente do Senado e presidente da República, completou 83 anos em abril deste ano.

Homem tem braço decepado com um facão após briga com invasor

Braco 30


Imperatriz – O ex-segurança da Ótica Maia teve o braço decepado após uma briga no Parque Alvorada. Leonildon Sousa Aves, 33 anos, morador da Rua João Lisboa, Bairro Vila Lobão, tinha ido ao bairro em companhia de um amigo que possui o lote no Parque Alvorada depois do Cemitério.
O proprietário tinha ido conversar com um homem que teria feito um barraco sem a sua  autorização em seu terreno. Após uma briga, o invasor pegou um facão e correu atrás de Leonildon, a vítima ainda levou um corte nas costas, o agressor iria dar outra corte na cabeça da vítima quando o mesmo levantou o braço,aonde levou um grande corte de facão que decepou o braço.
Leonildon foi socorrido por populares para Socorrão Municipal, a parte do braço cortada não foi encontrada quando ele estava sendo socorrida, só meia hora depois que policiais militares localizaram a parte do braço dentro do mato, de imediato foi levado para Socorrão. A vítima, já se encontrava no Centro Cirúrgico, devido à demora o não foi possível fazer o implante do braço. Ele foi operado e encontra se recuperando numa enfermaria, o agressor até às 19hs não tinha sido preso pela Policia Militar.
Por Inoticia MA

Fato


Via: @[414143548654131:274:Amizade é Tudo]

Até Flávio Dino enche a bola de Luís Fernando

O presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), pré-candidato da oposição ao Governo do Estado, é um dos tantos que se impressionou com o modelo administrativo implantado pelo então prefeito e atual secretário de Estado da Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), na cidade de São José de Ribamar. Ele comandou a Prefeitura de 2005 a 2009. Justamente no último ano da gestão do peemedebista, Dino visitou a cidade, junto com seu patrono político, o ex-prefeito Humberto Coutinho (PSB), de Caxias. E ficou impressionado com a qualidade dos serviços prestados. “São José de Ribamar já melhorou muito com Luis Fernando”, declarou, segundo matéria publicada no jornal Diário da Manhã no dia 19 de agosto de 2009. Atualmente, os seguidores do comunista movem céus e terras para tentar desconstruir a imagem de bom administrador que tem o pré-candidato do PMDB a governador. Mas quando até o próprio Dino reconhece a qualidade do peemedebista como gestor, fica difícil.
dino_luisfernando
Deu no Gilberto Leda

Uma frota de jumento cairia bem aqui em Imperatriz




A população de Imperatriz, está passando por um momento muito crítico. Com a interdição da VBL, a empresa que detinha o direito de exploração, de quase todas as rotas do transporte público na cidade de Imperatriz. Como a mesma  foi eliminada do mapa, cairia muito bem uma frota de jumentinhos, como foi insinuado por um leitor do blog. Ele ironizou para mim, que se contratassem uma frota de jumentos de 300 mil, seria muito bom, pois cada imperatrizense teria um jumentinho em sua garagem particular. Como praticamentos os ônibus sumiram de nossas ruas, creio que não precisaria de 300 mil jumentinhos, mas, uns 150 mil jegues  já ajudaria e muito no transporte de nossa população, que no momento está se amontoando dentro dos ônibus da empresa que tem um certa cor verde.



O Maior do     

Fotos de Castellfollit de la Roca – Espanha



Castellfollit de la Roca é um município da província de Girona, comunidade autônoma da Catalunha, na Espanha. 




O vilarejo é muito conhecido por estar localizado sobre um rochedo basáltico, o penhasco de Castellfullit. 




O penhasco tem mais de 50 metros de altura e quase 1 km de comprimento. 




Conforme censo de 2004, a pequena cidade possuía somente 993 habitantes. 




Castellfullit de la Roca faz parte do Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa. 




Este penhasco basáltico é o resultado da ação erosiva dos rios Fluvia e Toronell em detritos vulcânicos de milhares de anos. 




A área urbana é limitada pela confluência dos rios Fluvia e Toronel, sendo que o penhasco fica entre eles. 




Suas atrações, local onde se encontra e seu clima pitoresco tem atraído muitos visitantes que vem abrindo oportunidades para o turismo. 




Normalmente, as pessoas procuram lugares mais seguros para construírem suas casas e à borda de um penhasco não é o local mais adequado.




O lugar tem suas origens em épocas medievais, com muitas praças, ruas estreitas e escuras. 




As casas do local também chamam a atenção, pois são feitas de rocha vulcânica.

Crime em Dom Pedro: Polícia prende dois suspeitos do assassinato de ex-deputado


Edilson Peixoto da Silva foi morto a tiros em Dom Pedro, no dia 25 de julho.
Um dos presos é irmão de um ex-vereador do município, também executado.

G1

 

A polícia prendeu dois suspeitos de executar o ex-deputado estadual Edilson Peixoto da Silva, assassinado a tiros no dia 25 de julho, em Dom Pedro (a 255km de São Luís). Um se trata de um pistoleiro conhecido na região e, o outro, do irmão do ex-vereador do município, Diogo Gomes de Freitas, de 54 anos, que também foi assassinado no município, 13 dias antes do crime contra o ex-deputado.

“Temos uma linha de investigação muito sólida, prova disso é que conseguimos expedir cinco mandatos de busca e apreensão. A gente acredita que tenha sido justiça com as próprias mãos. Conseguimos prender o irmão do ex-vereador que foi morto e um pistoleiro conhecido como Antônio Velho, hoje, por volta das 6h. Acreditamos que foi um acerto de contas, uma questão de vingança. Segundo informações de depoimentos colhidos, o irmão do Diogo agenciava pistoleiros”, explicou o delegado Paulo Arthur.
De acordo com o delegado, a morte do ex-vereador Diogo ainda não foi elucidada porque há uma grande dificuldade de obtenção de informações com os familiares. "Eles não querem conversa com a polícia. Estão buscando uma linha de justiça privada. Um outro irmão do ex-vereador também foi morto, o Leudo. Fica complicado tentar desvendear o caso em que a própria família ignora a polícia. Estamos dizendo que se eles não ajudarem, não poderão reclamar do Estado. A família do ex-deputado ajudou muito nas investigações", disse Paulo Arthur.

Segundo o delegado, quem é apontado como executor é um outro pistoleiro conhecido na região. "Não conseguimos provar porque ele é muito perigoso e todo mundo fica com medo de testemunhar contra", concluiu.

terça-feira, 30 de julho de 2013

Boletim médico do Senador José Sarney


Sarney continua internado em São Luís e pode receber alta amanhã

http://www.manews.com.br/sarney-continua-internado-em-sao-luis-e-pode-receber-alta-amanha/

A justiça tem que ser feita em Imperatriz não só com a VBL



Não se entende como as nossas autoridades fecham os olhos às vezes. No caso da VBL, prenderam praticamente todos os ônibus da VBL repentinamente.  Dizem que os ônibus tem várias irregularidades e que quebram sempre. Interessante é que a há bem pouco tempo eles não viam estas irregularidades ou fingiam que viam. Na realidade nunca se viu na história de Imperatriz, uma verdadeira cassada a uma empresa. As nossas autoridades podem até estarem certas, porém, o povo está se amontoando nas paradas sem ônibus. Porque não existe esta força tarefa para tirarem os moto-taxistas e taxistas irregulares de nossas ruas. Aqui em Imperatriz está havendo uma verdadeira caça as bruxas, e o que está existindo é incomum em um estado de direito como é o nosso país.



O Maior do       

Câmara volta do recesso nesta quinta-feira, 1º de agosto


Presidente Hamilton Miranda
Dois projetos – carga e descarga, e lei dos bares – serão discutidos no começo desse segundo semestre
 
 Imperatriz – A Câmara Municipal de Imperatriz volta do recesso parlamentar nesta quinta-feira, 1º de agosto, após 34 dias de recesso. A informação foi prestada ontem à reportagem pelo vereador-presidente Hamilton Miranda de Andrade (PSD).
“Nós, durante esse período, embora fora do plenário, tivemos muitas atividades em benefício da comunidade de Imperatriz”, disse ele, que convida lideranças comunitárias e a população a prestigiar o reinício dos trabalhos do Poder Legislativo.
Miranda disse que o prefeito Sebastião Madeira e os secretários municipais também foram convidados a participar da reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Imperatriz, porém ainda não foram confirmadas presenças para sessão dessa quinta-feira, 1º de agosto.
Ele falou ainda que o legislativo retorna durante esse momento crítico o qual passa o setor de transporte público que atinge milhares de usuários em Imperatriz. “Essa tem sido uma briga jurídica, contudo, esperamos que tanto os poderes Executivo e Judiciário juntamente com a empresa cheguem a um entendimento, pois quem está pagando o preço é a população”, ressalta.
Miranda fez um apelo para que o impasse seja resolvido –o quanto antes—para que os usuários não sejam prejudicados, pois a comunidade precisa de uma resposta se a empresa (VBL) vai ficar ou não. “Nós entendemos que o povo não esperar essa briga judicial terminar”, reitera.
Projetos – O vereador-presidente também assegurou que dois projetos serão [exaustivamente] debatidos no plenário da Câmara Municipal de Imperatriz: o que disciplina carga e descarga de mercadorias e a chamada Lei dos Bares.
“Nós fizemos reuniões durante esse período de recesso parlamentar na Associação Comercial e Industrial, e iremos solicitar aos presidentes das comissões marcar reuniões para nessa próxima semana discutirmos esse tema durante audiência pública, pois é um assunto que realmente vai mexer com a cidade”, finalizou.

De André Gomes

Atenção Prefeitos prazo para Realização das Conferências Municipais de Cultura Termina em 11 de Agosto

 
A Secretaria de Estado da Cultura (Secma), em consonância com o Ministério da Cultura (MinC), fez um alerta aos gestores municipais sobre o prazo final para a realização das Conferências Municipais de Cultura, que findará no dia 11 de agosto. A etapa municipal é imprescindível para a organização do Sistema Municipal de Cultura.
Conforma explicou a secretária da Cultura, Olga Simão, as Conferências Municipais são uma importante ferramenta na etapa que integra todo o processo para a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC). “As conferências são espaços democráticos de diálogo entre sociedade civil e os governos para avaliação e consolidação de propostas que servem como base na construção dos planos de cultura e o aperfeiçoamento das políticas culturais”, enfatizou.
O tema proposto para este ano pelo Ministério da Cultura será “Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura” e terá desdobramentos nos debates sobre a implementação do SNC, produção simbólica e diversidade cultural, cidadania e direitos culturais, e sobre cultura e desenvolvimento econômico, entre outros.
Por meio dos grupos de trabalhos, divididos por eixos temáticos, serão construídas e consolidadas as propostas, que servirão de subsídio para a implementação dos Planos Municipais, Estadual e Nacional de Cultura, além da eleição de delegados que participarão, em São Luís, da 3ª Conferência Estadual de Cultura do Maranhão, nos dias 11 e 12 de setembro de 2013, a ser realizado no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Já a 3ª Conferência Nacional de Cultura acontecerá no período 26 a 29 de novembro, em Brasília (DF).
Após realizarem as Conferências, os municípios deverão encaminhar, por email, o relatório final com seus respectivos anexos (decreto, portaria, ata, regimento, lista de frequência, ficha de inscrição e registro de imagens) até 21 de agosto de 2013 para o Comitê Executivo Estadual (conferencia.estadual@cultura.ma.gov.br) e também para o Comitê Executivo Nacional (conferencianacional@cultura.gov.br).
Outras informações podem ser obtidas na Assessoria de Planejamento e Ações Estratégicas (Asplan) da Secma ou pelos telefones (98) 3266-1311, 3221-9551 e 3221-9552.

Cidade com pior IDH no país, Melgaço, PA, tem 50% de analfabetos


Metade dos moradores de Melgaço, no Pará, não sabe ler nem escrever. Segundo dados do censo do IBGE publicado em 2012, 12 mil dos 24 mil habitantes da cidade não são alfabetizados, e apenas 681 pessoas frequentam o ensino médio.

São dados como este que exemplificam o que foi apontado no levantamento feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que divulgou nesta segunda-feira (29) o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013". De acordo com a publicação, a cidade do Marajó tem o pior Desenvolvimento Humano do país.
O professor  do doutorado de Antropologia da Universidade Federal do Pará, Agenor Sarraf, nasceu em Melgaço e dedica sua pesquisa à cidade. Segundo ele, grande parte dos analfabetos são pessoas com mais de 15 anos, que não conseguiram estudar durante uma crise da educação ocorrida na década passada. "O número de professores leigos era muito grande: 75% dos professores não tinham magistério em 2001", disse.

O professor, que atuou como secretário de educação no período, conta que a cidade investiu na capacitação docente, mas hoje ainda faltam políticas para atrair e manter jovens e adultos na escola. "O município não consegue montar Ensino de Jovens e Adultos. As pessoas são pobres e precisam trabalhar. O muncípio carece de programas para sucesso escolar", avalia.

G1 tenta contato com o prefeito de Melgaço, mas ainda não foi atendido.
Em nota, a Secretaria de Educação do Estado (Seduc), responsável pelo Ensino Médio, informou que uma nova escola de ensino médio deve ser começar a ser construída na cidade ainda em 2013, e que a Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves irá integrar o programa Jovem de Futuro a partir de 2014. O projeto visa melhorar a qualidade do ensino através de novas metodologias pedagógicas.
A Seduc informa ainda que  a cidade de Melgaço também aderiu ao Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), coordenado pela Rede Estadual de Ensino, executado pela Universidade Federal do Pará (UFPA) junto ao município, com a principal meta é de ter todas as crianças alfabetizadas até os 8 anos de idade.
Pobreza
Além da educação, a população de Melgaço também sofre com a pobreza: de acordo com o Mapa da Pobreza do IBGE publicado em 2003, 48% das pessoas do município são pobres,  grande parte da população do campo tem remuneração de R$ 71,50, fazendo com que as famílias na zona rural sobrevivam, em média, com R$ 662 por mês - menos que um salário mínimo.
Na área urbana a situação é um pouco melhor: cada família recebe, em média, R$ 1.493. Mas, segundo o Departameto Intersindical de Estudos Socioeconômicos (DIEESE), este valor é inferior ao necessário para atender as necessidades básicas da população. "O salário mínimo, para atender ao que determina a constituição, deveria ser de R$ 2.860,21. Com esse valor, o trabalhador conseguiria pagar alimentação, saúde, educação e lazer para a sua família", disse o economista Roberto Sena.
"O rendimento da população de Melgaço coloca essas pessoas abaixo da linha da miséria. Não dá para fazer nada com este dinheiro. A cesta básica para um trabalhador no Pará, segundo nossa última pesquisa, foi de R$ 280", pondera o economista.
Segundo Agenor Sarraf, existem poucas oportunidades de emprego na cidade. "De fato o município é muito pobre. 80% da população vive na zona rural, não há indústria.  A cidade não tem empresas desde a decadência da madeira e do palmito na região. As fontes de renda na cidade são a prefeitura, aposentadorias e programas sociais", revela o professor.
Segundo o Dieese, a situação de Melgaço ilustra a desigualdade no estado do Pará, que tem o 13º maior PIB do país, mas apresenta a 23ª renda. "É uma concentração de renda brutal: poucos têm quase tudo, e muitos têm quase nada. Ter o povo participando da renda é o grande desafio: o estado é rico, mas o povo tem situações de vida muito difícies, como é o caso de Melgaço", critica Roberto Sena.
Saúde
Segundo o professor Sarraf, faltam médicos, enfermeiros e remédios para atender a população de Melgaço. "A extensão territorial é grande. Se leva até 15 dias para cruzar o espaço, são mais de 6 mil quilômetros. A densidade demográfica é baixa, existem postos de saúde em vilas, mas a população se espalha pelos rios e isso dificulta as políticas de saúde".
Entenda o IDH
O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. É a terceira vez que o órgão da ONU realiza o levantamento sobre a situação nos municípios do país – outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003.
No atlas de 2013, o IDH foi calculado com  base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No atlas de 2003, as informações são as do censo de 2000, e, para 1998, a base de dados foi a de 1991. No entanto, neste ano, o Pnud mudou os critérios de aferição do índice, e atualizou os dados dessas duas pesquisas anteriores com base nesses novos critérios (leia aqui sobre a nova metodologia).

O IDH dos municípios vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano; quanto mais próximo de um, melhor - em Melgaço, o IDH é 0,418, o mais baixo das 5565 cidades pesquisadas. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação.

Léo Cunha defende que R$ 10 milhões da Suzano pagos como compensação ambiental sejam investidos em Imperatriz


Deputado Léo Cunha Faz discurso e pede recursos para o Meio Ambiente
 O deputado Léo Cunha (PSC) cobrou que os recursos financeiros repassados pela empresa Suzano Papel e Celulose à Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA) como parte das compensações ambientais sejam investidos em melhorias dos riachos da cidade de Imperatriz. A compensação ambiental é um instrumento de política pública que, intervindo junto aos agentes econômicos, proporciona a incorporação dos custos sociais e ambientais da degradação gerada pelo empreendimento. A cobrança do deputado foi feita na presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Vitor Mendes, na terça-feira (16), quando esteve em Imperatriz participando das solenidades de aniversário dos 161 anos da cidade, e assinou com a Suzano o termo de compromisso para pagamento da compensação. O valor aproximado que será repassado pela Suzano, até o início do próximo ano, é de R$ 10,2 milhões, divididos em três parcelas. A primeira, no valor de R$ 4,1 milhões, já foi depositada na semana passada. Para Léo Cunha, o dinheiro é para ser investido na cidade como forma de que os danos ambientais causados possam ser minimizados. Ele faz um apelo ao governo do Estado, em virtude dos impactos ambientais feitos pela Suzano no município de Imperatriz: Léo Cunha quer que esse dinheiro da compensação ambiental seja destinado para a recuperação dos riachos Cacau, Bacuri, Santa Teresa, Capivara, Barra Grande, Cinzeiro, Angical, Grotão do Basílio e Saranzal, para que sejam feitas as desobstruções, limpeza e preservação da mata ciliar, baseado na Lei nº 9.985, de 2000. O deputado externa sua insatisfação com a forma como as compensações vêm sendo aplicadas. Ele destaca que Imperatriz precisa receber investimentos em diversas áreas, pois apresenta um elevado crescimento populacional, gerado, inclusive, pelas pessoas que chegam na cidade à procura dos empregos gerados pela indústria.

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html