domingo, 30 de novembro de 2014

Superávit negativo


Foto de Democratas.

AIRT emite Nota de Pesar por falecimento do cinegrafista José de Ribamar Carvalho Filho


A diretoria da Associação de Imprensa da Região Tocantina - AIRT lamenta a morte do cinegrafista José de Ribamar Carvalho Filho, 48 anos, conhecido como “Carvalho”, que ocorreu sábado passado (29), no hospital Municipal, “O Socorrão”, vítima de ferimentos graves – Inclusive, no abdômen, provocados por tiros disparados contra ele, em um suposto assalto ocorrido em bar localizado na rua Monte Castelo, no Centro – Imperatriz - MA.
Carvalho como era conhecido, tinha filhos, esposa e o orgulho de ter o convívio dos pais que também moram em Imperatriz. Comunicador e por ser uma pessoa simples e trabalhadora, desfrutava de um bom relacionamento entre companheiros da imprensa e no meio político, principalmente, nos estados do Maranhão e Tocantins.
Na sua trajetória de vida atuou como bancário, cinegrafista, produtor de TV e sempre lutava em prol do corporativismo entre colegas de Imprensa e na garantia do futuro da família, incentivando os filhos a trilhar no caminho da educação.
José de Ribamar Carvalho Filho, residia em Imperatriz há vários anos. Atualmente, trabalhava como Cinegrafista e Produtor do Programa independente “Espaço Aberto” no Canal 21 - repetidora da CNT (exibido por um longo tempo na Rede TV Imperatriz – Canal 5), numa parceria com o apresentador Vicente Pinheiro. Trabalhou ainda, como parceiro dos jornalistas, Conor Farias (Programa 24 horas) e José Filho (Jornal dos Municípios). Além, de estar sempre à disposição de outros companheiros que precisaram da sua ajuda.
A AIRT e toda a diretoria, no sentimento do bárbaro assassinato do cinegrafista Carvalho, exige das autoridades a prisão do autor do crime e que justiça seja feita. E, nesse momento de dor, estende seus pesares aos familiares, parentes e amigos enlutados, pela perda irreparável.

PARA UM CARA CHAMADO CARVALHO



PARA UM CARA CHAMADO CARVALHO

O que dizer de um amigo, um ser humano, homem simples, com um desejo imenso de viver, de ser feliz, de contribuir para que o mundo fosse pelo menos um pouquinho melhor; e, justo ele, cambaleia baleado, ferido de morte pelo insensato, pelo maléfico, pelo maldito ladrão da vida, que lhe tomou de assalto sua existência? O que dizer de um profissional da comunicação que falava com os olhos, que transmitia o que via, que tinha uma enxergância com rigor, com seu ver quase inocente, por achar que fazia sempre o retrato de um tempo que não era o seu? Que através das lentes, de um zoom, de uma objetiva era capaz de chamar para si o objetivo de esclarecer os telespectadores das acontecências? O que dizer de um cidadão que carregava em seu nome, na sua identidade nome de árvore nobre, da natureza em seu estado puro, da preservação das coisas boas da vida como um regato cristalino que corre para lugares abundantes? Porra, Carvalho, velho amigo! A vida era bem mais bacana com você nela. Quem vai entender tudo isso? Aqui do coração da floresta, olho a vida hoje com olhos embaçados. Sua perda causa uma dor estranha. Talvez por causa da forma como interromperam seu fôlego de vida; talvez por saber que, como sempre, daqui a pouco você será só uma imagem indelével esmaecente no seio da sociedade, ainda que perene em nossos corações amigos. Doloroso tudo isso, irmão. Nós, profissionais do jornalismo, não nascemos para ser notícia. A gente deveria desaparecer aos poucos, levados pelo tempo, pela idade, pelo uso e abuso da vida. Não assim, dessa forma. Que Deus te receba no Céu dos Cinegrafistas, e que você se encante com as imagens jamais registradas por câmara alguma. Essas imagens que a eternidade deve ter. Boa viagem, amigo. Até um dia... 

seu brother, Demerval Moreno.
Demerval Moreno
O que dizer de um amigo, um ser humano, homem simples, com um desejo imenso de viver, de ser feliz, de contribuir para que o mundo fosse pelo menos um pouquinho melhor; e, justo ele, cambaleia baleado, ferido de morte pelo insensato, pelo maléfico, pelo maldito ladrão da vida, que lhe tomou de assalto sua existência? O que dizer de um profissional da comunicação que falava com os olhos, que transmitia o que via, que tinha uma enxergância com rigor, com seu ver quase inocente, por achar que fazia sempre o retrato de um tempo que não era o seu? Que através das lentes, de um zoom, de uma objetiva era capaz de chamar para si o objetivo de esclarecer os telespectadores das acontecências?
O que dizer de um cidadão que carregava em seu nome, na sua identidade nome de árvore nobre, da natureza em seu estado puro, da preservação das coisas boas da vida como um regato cristalino que corre para lugares abundantes? Porra, Carvalho, velho amigo! A vida era bem mais bacana com você nela. Quem vai entender tudo isso? Aqui do coração da floresta, olho a vida hoje com olhos embaçados. Sua perda causa uma dor estranha. 
Talvez por causa da forma como interromperam seu fôlego de vida; talvez por saber que, como sempre, daqui a pouco você será só uma imagem indelével esmaecente no seio da sociedade, ainda que perene em nossos corações amigos. Doloroso tudo isso, irmão. Nós, profissionais do jornalismo, não nascemos para ser notícia. A gente deveria desaparecer aos poucos, levados pelo tempo, pela idade, pelo uso e abuso da vida. Não assim, dessa forma. Que Deus te receba no Céu dos Cinegrafistas, e que você se encante com as imagens jamais registradas por câmara alguma. Essas imagens que a eternidade deve ter. Boa viagem, amigo. Até um dia...
seu brother, Demerval Moreno.

Violência existe na nossa sociedade e hoje ficou banalizada





A violência nas cidades brasileiras banalizou e está bem presente no nosso cotidiano, que já faz parte da nossa rotina do dia a dia. Esta banalização só acontece, pelo o simples fato de não termos um Código Penal atual e atuante. O nosso Código Penal caducou, ele hoje tem mais buracos, ou brechas para beneficiar aqueles que estão a margem da lei do que um queijo suíço. 

Em algumas cidades com mais de hum milhão de habitantes pelo o mundo, onde existem um Código Penal atuante, acontece um "latrocínio por ano", isto,  só é possível, pelo o simples fato, que o cidadão destas cidades, não praticam este crime, primeiro por terem amor ao próximo e segundo, por que sabem, que se fizerem isto, pagarão um alto preço, ás vezes, pagam até com a vida ( pegam pena de morte).

A todo instante, nos deparamos com famílias enlutadas, pai, mãe, esposa e filhos, chorando pelo o seus entes queridas, que estão sendo assassinados friamente, por bandidos sem amor pela a vida. Estes crápulas sanguinários, fazem isto, por saberem que os seus crimes na maioria das vezes, ficarão impunes.

Imperatriz hoje clama por justiça, por causa do assassinato vil e cruel do Jornalista José de Ribamar Carvalho, que foi assassinado na noite de Sábado com três disparos de arma de fogo, e este clamor é para que este crime não fique somente nas lembranças das estatísticas . A sociedade imperatrizense espera , que o assassino que matou o Carvalho Filho seja preso e condenado na forma da lei.


VEJA DESTACA: “Conheça Mônica Moreira Lima, a desbocada do Maranhão”

“Amor & Sexo, da Globo, fala de temas eróticos com humor e informalidade. Mas nada se compara ao vocabulário nu e cru do programa regional Sem Vergonha de Mônica Moreira Lima”, diz a revista
ASSISTA AOS VÍDEOS DE MÔNICA QUE FICARAM CONHECIDOS NO TOP FIVE DO CQC E NO BRASIL COMO TEORIAS DA “MANGA” E DAS “PREGAS”:
Tirada apimentada: “Recomendo fazer o teste da manga com o cabra antes de marcar encontro com ele. Ofereça a fruta e veja como ele come. Se pedir garfo e faca, ele é monoglota: fraco em linguagem sexual”   (VEJA)
Tirada apimentada: “Recomendo fazer o teste da manga com o cabra antes de marcar encontro com ele. Ofereça a fruta e veja como ele come. Se pedir garfo e faca, ele é monoglota: fraco em linguagem sexual” (VEJA)
Revista Veja - É hora do rush em São Luís, no Maranhão, e a morena de 1,75 metro caça entrevistados num ponto de ônibus. Ela aborda as pessoas sem nem um “com licença” e já sai perguntando sobre o tema do dia — não muito agradável: era a semana dedicada à prevenção do câncer de próstata. “Tenho medo de me viciar”, responde um taxista gaiato quando a repórter pergunta sobre o exame proctológico. Duas senhoras de idade observam o tumulto a uma distância cautelosa. “É aquele programa da noite, Só Sacanagem”, diz uma delas. A outra corrige: “Não. O nome é Sem Vergonha”. Não haveria título mais exato para essa atração regional.
No Sem Vergonha, a jornalista maranhense Mônica Moreira Lima conversa sobre sexo, todas as noites de sexta-feira, na TV Guará, retransmissora da Record News, com linguagem desabusada e atitude para lá de liberal. Uma espectadora pergunta, por e-mail, se de bicicleta também se chega ao êxtase, e Mônica logo assume a linha “vale tudo pra chegar lá”, recomendando brinquedinhos ou, na falta deles, certos legumes. “O importante é ter prazer. Até banco de bicicleta, sim: você pode entrar em forma e ainda manter sua satisfação sexual em dia.” Isso é que é cicloativismo!
“Não sou sexóloga. Minha única referência são 31 anos de ****”, diz Mônica (como ela tem 46, sabe-se que se iniciou no tema com 15). A apresentadora explica que a linguagem mais do que franca tem a ver com sua personalidade: “O romantismo me *****. Gosto da fuleiragem”.
Durante nove anos, Mônica foi repórter e apresentadora de jornais locais na TV Mirante, da família Sarney, afiliada da Globo. Abandonou o posto, descontente com o salário de 2000 reais, mas ainda elogia o antigo patrão: “José Sarney é amigo da família. Um tio meu pegava carona em seu avião quando ia para Brasília”.
Há dois anos na Guará, Mônica começou falando de política. Mas o empresário Roberto Albuquerque, proprietário da emissora, achou o tom de Mônica muito parcial (no pleito deste ano, ela torceu pelo comunista Flávio Dino, que acabou eleito governador). Surgiu então a ideia de ela se dedicar a temas menos escandalosos que a política. Albuquerque deu a ela uma referência: Marta Suplicy, que antes da carreira política teve um programa de sexo na Globo.
Três vezes no CQC da Band
Em fevereiro deste ano, surgia o Sem Vergonha. No CQC, da Bandeirantes, o quadro Top Five, catadão de momentos pitorescos da TV do Brasil, já levou as tiradas de Mônica ao ar três vezes. Na mais famosa, ela gentilmente convida as espectadoras a abandonar o temor do sexo por vias não convencionais: “Essa mulherada tá economizando essas ****** pra quê?”. Diz Albuquerque: “Criei um monstro”.
Uma atitude desassombrada e irreverente é fundamental para quem conduz programas de sexo. A canadense octogenária Sue Johanson empolgava ao falar com autoridade e naturalidade sobre práticas sexuais, mas sempre chamando as coisas pelo nome de família: pênis, vagina etc.
Atualmente no ar pela Globo, Amor & Sexo é mais informal, mas nem de longe tão explícito quanto Sem Vergonha. Com uma bancada entrosada (excetuando-se Otaviano Costa, que soa sempre desesperado para aparecer), o programa de Fernanda Lima já está em sua oitava temporada.
Mônica critica Fernanda Lima
As diferenças entre as duas sexólogas improvisadas não são só de estilo: Fernanda ganha 60 vezes o salário de Mônica, que complementa os proventos da TV com um programa de rádio e trabalhos de assessoria de imprensa. Aliás, não convém citar o nome de Fernanda Lima perto da maranhense: “Tanto investimento para um programa superficial. Ela canta e se veste de perereca (o batráquio, deixe-se claro). Ridículo”, desdenha.
Embora a carreira de conselheira erótica televisiva seja recente, Mônica sempre gostou do assunto: “Quando criança, media o ***** dos meus primos e os peitos das minhas amigas”. Diz que seus três filhos têm acesso à lista na qual anota o nome e as características (aquelas que interessam, ao menos) de todos os homens (não, nenhuma experiência gay) com quem já teve sexo. Com Sem Vergonha, ela descobriu um público ousado, que lhe manda fotos tão explícitas quanto a linguagem do programa. “Uma loucura. Mandam cantada, pedido de casamento e fotos de **** e ****” (os asteriscos aqui encobrem dois termos sinônimos para a mesma porção masculina).
Casamento não está no horizonte: Mônica diz que há dezesseis anos não tem um parceiro firme. Recorre a um eventual P.A. (a sigla é típica do vocabulário da jornalista; A quer dizer “amigo” e P é o que se adivinha). Tem também sua coleção de brinquedinhos — o favorito tem regulagem com controle remoto, e ela o usa na balada, enquanto dança e “sensualiza”. Ah, sim: de vez em quando, ela vai de bicicleta para o trabalho.
Por Sílvia Tereza

Corpo de cinegrafista é velado na matriz de Santa Tereza




José de Ribamar Carvalho Filho foi assassinado nesse sábado (29).


IMPERATRIZ – O corpo do cinegrafista e produtor de TV José de Ribamar Carvalho Filho, de 48 anos, está sendo velado na Capela Mortuária da Igreja de Santa Tereza D'Ávila. Ele foi assassinado a tiros na noite desse sábado (29).

Carvalho, como era chamado pelos colegas de imprensa, estava em um bar no Centro da cidade, e teria reagido a um assalto, quando foi alvejado com três tiros.


Após o homicídio, também, foi levantada a hipótese de crime de encomenda ou acerto de contas, mas a polícia ainda não se pronunciou, oficialmente, sobre o assunto.

Carvalho chegou a ser socorrido em um veiculo particular, mas morreu ao dar entrada no Hospital Municipal (Socorrão).

O bandido fugiu sem deixar pistas.


Trabalho

Em parceria com o apresentador Vicente Pinheiro, Carvalho mantinha o programa independente “Espaço Aberto”, que há vários anos vinha sendo veiculado na TV Tocantins (canal 21, repetidora da CNT).

Colegas de trabalho, parentes e amigos da imprensa lamentam a grande perda do profissional.

Por Asmoimp

sábado, 29 de novembro de 2014

Ela gostava e se sentia bem em ficar pelada


A primeira mulher a posar na playboy
foi Marilyn Monroe



















A primeira mulher que pousou na playboy é a diva do cinema: Marilyn Monroe!








Sim, esta incrível atriz estava na beira da falência quando Tom Kelley lhe propôs posar para uma sessão de fotos, em 1949, e ela aceitou.Para isso recebeu um cache de apenas 50 dólares. Tom vendeu as imagens para Western Lithograph Company, mas não rendeu muito mais do que custavam. Cerca de m ano depois sua carreira começou a decolar com os lançamentos de “O Segredo das Jóias” (1950) e “A Malvada (1950)”. Com isso aquelas fotos que custaram 50 dólares tem hoje um valor incauculável. 

A Cidade de Atlântida existiu de verdade?

Atlântida que é conhecida como o oitavo Continente é um verdadeiro mistério. Não existem provas de que este reino realmente existiu.

Platão foi a primeira pessoa a relatar a existência dessa lendária civilização. Segundo sua narrativa, o continente era muito grande e se localizava a oeste do estreito de Gibraltar, no oceano Atlântico.




Segundo relatos de livros, Atlântida possuía uma civilização utópica perfeita. A terra era habitada pelos descendentes de Atlas, filho de Posêidon, deus do mar.
A civilização contava com centro da cidade como o majestoso Palácio de Poséidon, que possuía muralhas de ouro, revestimentos de prata, teto em marfim e paredes em cobre.
Essa civilização teria entrado em decadência, o que resultou em terremotos e maremotos provocados pelos outros deuses para destruir o continente. Assim, Atlântida teria sido sepultada no fundo do mar.
O oitavo continente desapareceu sem deixar nenhum vestígio de sua existência. Essa destruição teria sido causada pelo excesso de materialismo do povo de Atlântida.

Esta imagem fala por si só o que é a nossa natureza

Brasília - Brasil, vista a noite do espaço

Vila Velha - ES


Convenção do PDT movimenta classe política


O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de São Luís realizou, na tarde desta sexta-feira (28), a sua Convenção Municipal para a eleição do Diretório Municipal, que conduzirá a sigla na capital maranhense pelos próximos dois anos, e para debater sobre a intensa participação do partido durante as eleições deste ano.

O deputado federal Weverton Rocha, reeleito como presidente do diretório, destacou a importante participação do partido durante o pleito de 2014, que obteve êxito tanto no âmbito estadual - com a eleição de Flávio Dino -, como no âmbito nacional - com a reeleição da presidente Dilma Rousseff. “O nosso partido vem dia após dia se reinventando e se fortalecendo, e temos demonstrado, tanto a nível nacional, como estadual, a sua importância. Aqui em nosso estado, chegamos neste momento com a sensação de missão cumprida”, declarou Weverton.

O presidente estadual da sigla, Julião Amim, relembrou com orgulho o papel do PDT no estado e destacou a felicidade do partido em contribuir com o próximo governo. “Fomos o primeiro partido a declarar apoio ao Flávio e estou muito feliz por ter participado dessa vitória histórica”, disse.

O momento contou com a participação do governador eleito, Flávio Dino, que prestigiou o evento e destacou o importante trabalho desenvolvido pelo PDT durante as eleições que culminaram em sua eleição. “É uma alegria muito grande partilhar deste momento com todos os companheiros do PDT que muito contribuíram para a nossa vitória no estado. A minha vitória representa a vitória de Neiva Moreira e de Jackson Lago, porque neste ano derrotamos para sempre a oligarquia. Agradeço muito ao PDT pela sua maturidade política e confio muito em sua força, pela sua história e por ser uma força presente que será capaz de nos ajudar a mudar a vida de sete milhões de maranhenses”, falou.

Dino destacou ainda o seu critério em escolher os nomes que irão compor a sua equipe de governo a partir do próximo ano e ressaltou o perfil técnico dos pedetistas que contribuirão de maneira direta com sua administração. “Na formação da minha equipe, eu levei em conta critérios técnicos e políticos, e cada nome foi escolhido com muito cuidado, para que de fato possamos levar para as pessoas aquilo que elas tanto almejam: a mudança”.

Durante o evento, inúmeros nomes do partido, como o vereador de São Luís Pavão Filho, e os deputados estaduais eleitos, Rafael Leitoa e Fábio Macedo, falaram do protagonismo de luta do partido dentro do estado e ressaltaram a disposição de seus mandatos. “No Maranhão é necessário mudar o modelo político que é exercido, e nosso partido sempre foi protagonista nesta luta. E todos arregaçaram as mangas em favor deste momento histórico que vivenciamos”, enfatizou Pavão Filho.

O momento contou, ainda, com a participação do deputado federal Pinto da Itamaraty (PSDB), representantes e militantes de diversos movimentos do partido, além de simpatizantes.

Após a convenção foi feita, ainda, a abertura do Retiro da Juventude Socialista do PDT, que ocorrerá até o próximo domingo (30) e contará com a participação de cerca de 100 jovens de 20 municípios maranhenses. O encontro tem como principal objetivo a formação política dos jovens.

Novo Diretório Municipal do PDT São Luís – Weverton Rocha (presidente), Raimundo Penha (vice-presidente), Pavão Filho (2º vice), Luzimar (tesoureira) Júlio França (secretário), Conceição Maia (1ª vogal).
Por Jorge Vieira

Crônica: Minhas saudades


De saudades não tem idade

Muitas das vezes quando estamos a sós com a mente tranquila, nos vem tantas recordações boas disso ou daquilo. A gente sempre está recordando alguma coisa. As recordações são tantas que as vezes sorrimos, choramos e até chegamos a falar sozinho. Isso é saudade.
A máquina de escrever e os famosos cursos de datilografia fizeram parte da vida de muita gente
Tenho saudade de reunir a turma na casa de um ou outro amigo para fazer pipoca na panela. Segundo Regi Clesia Fernandes, seu pai seu Manoel fazia pipocas na areia quente dentro de uma panela de barro. Por falar em panela de barro, lembro-me das brincadeiras preferidas das meninas que era casinha e comidinha.
Recordo e sinto saudades dos bons tempos em que saber datilografar era fantástico. Lembro-me quando fiz o curso de datilografia na Escola Olavo Bilac do professor Cizinho (in memoriam) como também do curso da Secretaria da Ação Comunitária a época do ex-prefeito Zé Alfredo. Era um tec, tec, tec. No fim da linha, empurrava o braço mecânico para a esquerda para iniciar outra vez a lição inicial do “A, S, D, F, G, H, J, K, L.
Quem não lembra dos tempos em que haviam orelhões apenas na calçada da antiga TELERN? Eram três orelhões vermelhos em que usávamos as fichas pretas e metálicas para ligações locais e para longe, como diziam antes se referindo as ligações de longa distância.
Os famosos bolachões eram motivo de encanto para muitos. Conheci e conheço vários colecionadores de Long Play’s que preservam álbuns completos de Roberto Carlos e dos Beatles. Ouvir estes precursores do CD era algo fantástico. O famoso chiado da agulha, o vinil girando na velha vitrola.
Tenho saudade das travessuras de meninos que roubavam frutas nos quintais alheios. Da goiaba de vez colhida no pé que tinha lá na casa de dona Joana de Cícero Canela na Cohab, Das canas roubadas dos cercados de Camilo e de Garcia ali na Ilha. Das pitombas roubadas do prédio da maçonaria onde é hoje o Supermercado Show de Preço. Dos Juás roubados no Cercado de Chico Cirilo, cuidado por seu Zé Hilário e Família.
Rolos de filme Kodak eram vendidos em três tipos: 16, 24 e 36 poses
Tenho saudades de tirar fotos hoje para receber com 30 dias. Era uma ansiedade tamanha, visto que as fotos podiam queimar. Os filmes da Kodak a venda, eram de 16, 24 e 36 poses. Minha última revelação de filme, custou uma dinheirama order viagra de R$ 17 que dava direito a fazer uma fotografia de brinde no tamanho de 15×21. Bonito era ver retratos de toda a família reunida.
Recordo com saudade dos tempos de adolescente, quando ouvia meus programas radiofônicos. Meus preferidos eram o Forró Gostoso da Rádio Rural, Notas e avisos e Mensagens musicais na voz do locutor seu Mané. E o programa a Hora da Qualhada com o radialista Martins Coelho, lembra? Causa-me nostalgia quando ouço as músicas Dona Tereza, de Azulão e Ave Maria Sertaneja na voz de Luiz Gonzaga, quando toca na rádio Rural.
O programa Cidade Aflita com Edmilson Lucena (in memoriam), hoje no comando de José Antonio pela Rádio Difusora, tem vinhetas inesquecíveis: Uma delas dizia “Cidade Aflita, programa que o povo gosta. A verdade que o povo quer”, “Se for para elogiar, agente elogia, agora se não ta legal, agente senta o pau”. E outro que escutava sempre era o programa João Inácio Junior com seu personagem seu Jereba pela Radio Verdes Mares de Fortaleza.
Tenho saudades das mulheres cheirosas de antigamente, com toda sua elegância. As mulheres cheirosas usavam perfumes tipo Patchouli, Topazio, Charisma, Toque de amor, Perfume de Café, Alfazema, PassPort, Sheirezart e Tabu. Esse último existia em forma de perfume e Talco.
Os Desodorantes usados na minha adolescência era Roll-on: Leite de Colônia, Beto Carreiro, Leite de Rosa, Rexona, Avanço, Contourê, Alma de Flores, Axé e After Sport. Tenho saudade do Neutrox amarelo, dos sabonetes Phebo, Alma de Flores e Senador.
Tenho saudade de quando criança eu e os meninos da minha época alugávamos bicicletas por hora lá em Lourival, de uma hora fazíamos duas ou três horas a mais. Ao chegar para entregar a bicicleta arriávamos na oficina e saiamos correndo. No dia seguinte voltamos todos com a cara mais sínica do mundo. E alugávamos de novo. O que ele queria era dinheiro mesmo.
Tenho a convicção que ter saudade não é querer ter ou viver tudo isso outra vez, mas é uma sensação confortável por ter vivenciado bons momentos que não mais fazem parte do nosso cotidiano seja por esse ou por aquele motivo.
Confesso para você, caro leitor destas singelas crônicas que tenho boa memória para nomes, fisionomias, locais, detalhes mas quando se trata dos números, por exemplo de telefones, sou péssimo. Minha memória não é tão riquíssima como era a dos saudosos Zé Jaime, Zé Barros ou Antonio Silvério. Minha cuca guarda com nitidez as delícias e arquiva os rancores em gaveta trancada que não tem chave.
Sou grato a Deus por permitir e conservar minha memória. Dela extraio um pouco de cada coisa para escrever aqui, coisas da gente desta salinésia. Oh meu Deus, hoje lhe pergunto o porquê de tantas recordações?

João Castelo é condenado a dois anos de prisão


casteloO ex-prefeito de São Luís e deputado federal eleito João Castelo (PSDB) foi condenado nesta semana a dois anos e três meses de prisão em ação movida pelo Ministério Público e que tramitava na 7ª Vara Criminal da capital.
A pena foi convertida em prestação de serviços à comunidade. O tucano tem o direito de recorrer em liberdade.
A condenação de João Castelo baseia-se no não pagamento dos salários do funcionalismo público municipal em dezembro de 2012, último mês de sua gestão. À conduta do ex-gestor foram aplicadas as penalidades previstas em dois artigos do Decreto-Lei 201/67, que trata da responsabilidade de prefeitos e vereadores.
Com base no artigo 1°, inciso II do Decreto-Lei 201/67 (utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos), João Castelo foi condenado dois anos de detenção. Já pelo inciso V do mesmo artigo do decreto-lei (ordenar ou efetuar despesas não autorizadas por lei, ou realizá-las em desacordo com as normas financeiras pertinente), o ex-prefeito recebeu a pena de três meses de detenção.
Entenda o caso
Com base no Inquérito Civil n° 01/2013, que apurou o não pagamento do funcionalismo municipal de São Luís em dezembro de 2012, o Ministério Público do Maranhão ingressou, em 15 de maio, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa com pedido de indisponibilidade de bens e uma Denúncia criminal contra o ex-prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves.
Foi apurado pela força-tarefa criada pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, para investigar o caso, que o então prefeito deixou de enviar ao Banco do Brasil (responsável pela administração da folha de pagamento do Município) a ordem de pagamento dos salários dos servidores no mês de dezembro de 2012.
Ao mesmo tempo, João Castelo determinou a utilização de R$ 36 milhões da reserva financeira da Prefeitura de São Luís para o pagamento a fornecedores. Chamou a atenção dos promotores de justiça Justino da Silva Guimarães, João Leonardo Sousa Pires Leal e Danilo José de Castro Ferreira, integrantes da força-tarefa, o fato de que o empenho e liquidação dos pagamentos se deu em apenas cinco dias (de 27 a 31 de dezembro), tempo bem menor que o usual.
“Nesse caso, foi o denunciado (João Castelo Ribeiro Gonçalves), na época mandatário maior do Município e vindo de uma derrota nas urnas quem tomou a decisão de livre e conscientemente deixar de pagar os salários para privilegiar pagamento de outras obrigações refratárias, inclusive com o objetivo de causar dificuldades à nova administração, o que de fato ocorreu, já que os valores tiveram de ser pagos de forma parcelada. Portanto, é claro o dolo em sua conduta”, analisaram, na época, os integrantes da força-tarefa.
Por Gilberto Léda

IMAGEM DO DIA: atrasada, professora é barrada em escola de Paulo Ramos

imagemdedianeDica: Blog do Carlinhos

MA deve ao Piauí mais de R$ 21 milhões em atendimento a pacientes com câncer

Dados divulgados em uma reunião da Secretaria Municipal de Saúde de Teresina com técnicos do Ministério da Saúde revelam um débito de R$ 21 milhões e 100 mil do Maranhão com a capital do Piauí, acumulados desde 2010. O valor refere-se ao atendimento de pacientes oncológicos daquele estado. Os atuais gestores do Maranhão, contudo, reconhecem somente o débito de R$ 8 milhões, calculados até dezembro de 2013.
Devido ao impasse, o Ministério da Saúde havia se comprometido em pagar o débito reconhecido pelo Maranhão, através de uma carta de compromisso de janeiro deste ano. Os R$ 8 milhões seriam quitados em quatro parcelas iguais, a partir de abril. O valor, porém, nunca foi depositado, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
No ano de 2010, o gasto foi R$ 3 milhões e 900 mil. Em 2011, o valor aumentou para R$ 4 milhões e 800 mil. Já em 2012, passou para mais de R$ 5 milhões, chegando a R$ 5 milhões e 600 mil no ano de 2013. Até o mês de setembro deste ano, já foram gastos R$ 3 milhões e 400 mil.
Nos últimos quatro anos, portanto, o valor total é superior a R$ 22 milhões e 800 mil, mas a quantia de R$ 1 milhão e 700 mil foi quitada, restando ainda o débito superior a R$ 21 milhões. O gasto médio com pacientes oncológicos do Maranhão em Teresina, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, é de R$ 500 mil por mês.
Esses números foram apresentados na quarta-feira (26), após um ciclo de visitas realizadas pelo coordenador do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle do Ministério da Saúde, João Marcelo Silva, às centrais de regulação das secretarias municipais de saúde de Teresina e Timon (MA), além da central da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí.
A visita fez parte de um cronograma de ações acordadas durante audiência na Justiça Federal, em outubro desse ano. O objetivo é fazer um diagnóstico dos sistemas de regulação de pacientes para se chegar a medidas que ajustem o atendimento a pacientes oncológicos do Maranhão em Teresina.
Uma nova audiência foi marcada para janeiro de 2015. No entanto, o secretário municipal de Saúde de Teresina, Aderivaldo Andrade, espera que a solução para o impasse seja encontrada antes dessa data. “Nossa expectativa é que ainda em dezembro tenhamos uma solução por vias administrativas, durante reunião definitiva no Ministério da Saúde, com representantes de Teresina, São Luis, Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, além dos futuros gestores da saúde do Maranhão”, afirmou o secretário.
Nos anos de 2013 e 2014, Teresina atendeu 9.901 pacientes oncológicos do Maranhão para tratamento de quimioterapia e radioterapia.
Fonte: Portal O Dia

Agência do Banco do Brasil de Cantanhede-MA é explodida por assaltantes


Policiais militares feito reféns
Policiais militares feito reféns
A ação criminosa foi praticada durante a madrugada desta sexta-feira (28) por cinco bandidos que explodiram caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil do município de Cantanhede.
Durante a fuga, os assaltantes armados levaram dois policiais militares como reféns. Mas horas depois foram deixados pelo bando na estrada de acesso a Matões do Norte.
Segundo informações locais, a quadrilha teria ido primeiro ao quartel da Polícia Militar da cidade para render os dois PM’s que estavam de plantão e mais o vigia do prédio. Eles foram algemados e colocados sem roupas na carroceria de uma S 10 de propriedade de um dos militares, e tiveram coletes e as armas, uma pistola ponto 40 e uma metralhadora em, roubadas pelos bandidos.
Mesmo com a explosão, o assaltantes não conseguiram roubar todo o dinheiro. Eles sabiam que a agência estaria amplamente abastecida por conta do pagamento dos servidores municipais de Cantanhede e Pirapemas nesta sexta-feira (28).
Depois de libertarem os reféns, os cinco integrantes da quadrilha seguiram na caminhonete roubada até a cidade de São Mateus onde abandonaram o veículo. De lá, o bando tomou rumo ignorado. Nenhum deles foi localizado pela polícia.
Veja abaixo como ficou a agência depois da explosão.
BB 2

Luis Cardoso

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Gata do final de semana


Festa de entrega de Título de Cidadão Imperatrizense é regada a pressão pelo o tempo, sede e fome



Esta pobre festa do Título de Cidadão Imperatriz, foi para coroar a administração Hamilton Miranda e ele ainda quer ser o futuro Prefeito de Imperatriz, pode?




Pela a primeira vez eu fui numa entrega de Título de cidadão Imperatrizense. A festa em si foi maravilhosa, se via nos homenageados a felicidade e até as lágrimas nos olhos de cada um, porém o que me deixou irritado e chocado, foi a maneira repressiva, que cada homenageado foi lhes tirado o direito de agradecer como os mesmos queriam, pois, cada laureado, tinha somente dois minutos para agradecer e isto sem dúvida nenhuma, tirou todo o brilho da festa.

Outra coisa que chamou atenção, foi a escassez de água e alguns comes e bebes para as famílias dos homenageados. Uma certa vez, Jesus Cristo, indo em uma festa, faltou o vinho, caiu uma tristeza geral, mesmo Cristo não sendo chegado a nobre bebida, ele foi avisado, ele com todo o carinho do mundo, pediu para alguém trazer água e trouxeram muita água, ele operou um grande milagre, e transformou aquela grande quantidade de água em vinho e a festa continuou até o sol raiar. Quem tiver suas pobrezas não faça festa, pois festa nem é regrada a tempo, pouca comida ou bebida. Todo mundo comentou isto na festa e depois da festa.



Aurélio do PT tem que ser Vereador nos "Quintos dos Infernos não em Imperatriz".






Em uma cidade do porte de Imperatriz, que hoje é a segunda cidade mais importante do Maranhão, e sem dúvida nenhuma, uma das mais importantes do Nordeste, um vereador desta cidade, tem a oportunidade de "laurear" um peregrino, entre os mais de 252 000 habitantes com um Título de Cidadão e não o faz, é um ato insano, que desqualifica pune os nossos cidadãos e apequena este representante do povo. 

Creio, que este acanhado homem público, não pensa na grandeza de uma homenagem deste porte. Se o mesmo entende que: somente ele merece honrarias ( pois o seus eleitores que fazem parte da nossa sociedade o elegerem), fica muito difícil engolir este, que tudo reprova nesta cidade. Tudo está errado, somente ele está certo. 

Aurélio do PT, tomando esta atitude, só me revolta e não vejo neste, nenhuma gratidão para com os imperatrizenses, Não lhe ia custar nada, a não ser, um pouco de vontade de não ser tão azedo com o nosso povo. A partir de hoje, eu vejo, que este vereador também, assim como os mais de 252 000 cidadãos de Imperatriz, que este Vereador não quis beneficiar com a honraria de Título Cidadão Imperatrizense, também não merece o seu de ser, representante do nosso povo, de ser Vereador, de ter o Diploma de Vereador outorgado pelos os imperatrizenses.

Este Vereador, eu creio, que não estava no leito da morte, e justamente por não ter pedido desculpas as demais vereadores presentes, autoridades e valorosos laureados com a honraria, não merece ser Vereador de Imperatriz, ele não tem cheiro de povo.






Título de Cidadão Imperatrizense é concedido a ex-comandante do 3ºGBM

Por CB BM André Neto

O Coronel QOCBM Carlos Robério dos Santos foi agraciado pela Câmara de Vereadores de Imperatriz com o título de "Cidadão Imperatrizense". O título foi concedido pelo vereador João Francisco Silva pelos relevantes serviços prestados à cidade de Imperatriz quando esteve a frente do comando do 3ºGBM.

O atual comandante da unidade, Tenente-Coronel Figueiredo, representou o Cel. Robério na solenidade de entrega do título, que aconteceu ontem (27) no Palácio do Comércio. 

A honraria é concedida anualmente pela Câmara de Vereadores homenageando pessoas que escolheram a cidade para morar, contribuindo com seu desenvolvimento em diversas áreas. Em 2013, o Ten-Cel Figueiredo foi um dos agraciados com o título.


Do blog dos Bombeiros de Imperatriz

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html