terça-feira, 31 de março de 2015

Juiz que mandou prender funcionários da TAM em Imperatriz reassume cargo

Juiz Marcelo Testa Baldochi voltou a cargo, após decisão do CNJ
Juiz Marcelo Testa Baldochi voltou a cargo, após decisão do CNJ
O CNJ (Conselho Nacional Justiça) acolheu recurso de defesa e determinou que o juiz Marcelo Testa Baldochi retome suas atividades na 4ª Vara Cível de Imperatriz (727 km de São Luís), no sul do Maranhão. O magistrado retornou ao trabalho nesta segunda-feira (30).
Baldochi havia sido afastado no dia 17 de dezembro de 2014 por conta de um processo administrativo aberto para investigar uma ordem de prisão dada a três funcionários da TAM depois de chegar atrasado e perder um voo para Ribeirão Preto (SP), no dia 6 de dezembro.
A decisão do CNJ foi tomada liminarmente na última quinta-feira (26) e foi comunicada ao TJ-MA (Tribunal de Justiça do Maranhão) um dia depois.
Além se voltar ao cargo, o CNJ também teve suspenso o processo administrativo. O caso agora deverá ser decidido pelo plenário do conselho, o que ainda não tem data.
Para conseguir a decisão, o juiz sustentou que que apenas testemunhas de acusação foram ouvidas e não houve concessão de prazo para defesa preliminar.
“Houve cerceamento de defesa e violação aos princípios do devido processo legal e do contraditório”, alegou.
Na decisão, o conselheiro Saulo Casali Bahia concordou com o argumento da defesa do magistrado.
“Considerado o tempo decorrido desde o pedido de pauta do presente feito; a incerteza quanto ao momento de seu julgamento; a suspensão das investigações em face da decisão liminar parcialmente deferida; os possíveis prejuízos à prestação jurisdicional; e o fato de o afastamento de magistrados constituir medida excepcional, tenho que o retorno do magistrado é medida que se impõe”, afirmou o conselheiro.
Apesar dos insistentes pedidos feitos durante duas semanas, a Corregedoria de Justiça do Maranhão não informou como está o andamento do processo administrativo contra o magistrado. O juiz Marcelo Baldochi não foi localizado para comentar a decisão.
Outros casos
O juiz já é conhecido no Estado por se envolver em polêmicas. Em 2007, foi flagrado por fiscalização e denunciado por manter trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma fazenda de sua propriedade.
Em dezembro de 2012, em Imperatriz, ele se negou a dar dinheiro a um flanelinha, discutiu com ele e acabou sendo esfaqueado.

Tim Vickery vê Flamengo como maior do Brasil e o compara com Corinthians


-
Tim Vickery, jornalista inglês; Redação SporTV (Foto: Reprodução/SporTV)Tim Vickery é correspondente da BBC na América do Sul (Foto: Reprodução/SporTV)
O jornalista, correspondente da BBC na América do Sul, lembrou de outros clubes de massa do Brasil, como o Corinthians, mas disse que considera o Flamengo maior por ter torcedores espalhados por todos os cantos do país e atribuiu isso a uma decisão tomada pelo clube na década de 30, ao contratar Leônidas da Silva e outros dois jogadores negros, em uma época em que os negros tinham pouco espaço no clube. 

- O Flamengo, a grandeza do Flamengo, vem da década de 30, 40. O Flamengo era um clube da elite e, logo depois que o futebol virou profissional, contratou os três jogadores negros de mais destaques na época, especialmente o Leônidas da Silva, que era carismático e ídolo do país. Ali o Flamengo conseguiu de um clube de elite virar um clube popular nacional. O Flamengo até hoje é capaz de encher estádios no Nordeste do país, representa mais gente do que qualquer outro clube. Sei que o Corinthians é muito grande, mas a base do Corinthians é dentro da cidade de São Paulo e arredores. O Flamengo tem essa coisa nacional, de representar mais pessoas - considerou. 

O jornalista Xico Sá também participou da discussão e considerou o Flamengo o time "mais nacional" entre os clubes, embora não tenha definido o Rubro-Negro como "o maior do Brasil". O apresentador André Rizek citou a opinião de um internauta para comentar o assunto e destacou a quantidade de clubes grandes no país. 
- Fico com a opinião do Fábio Salles (internauta), dizendo que o Brasil não tem o maior clube. Acho que esse posto no Brasil, de "o maior clube", na minha modesta opinião, é vago. Temos vários gigantes no futebol brasileiro - afirmou. 
Globo Esporte

Secretário de Educação de Imperatriz é muito fraco, mas, para o Prefeito Madeira ele é o melhor do mundo




A prova que o mesmo não conseguiu fazer com que a nossa educação pública avançasse, é que o mesmo até agora não conseguiu em seis anos como secretário, fazer com que os nossos jovens das "Escolas Públicas Municipais" tenham uma perspectiva de cidadania exercida pela a péssima educação que é dada aos mesmos na atualidade. 

A qualidade de nossos mestres não podemos negar neste espaço, agora, podemos dizer, que os mesmos são pessimamente remunerados e que o secretário nas datas bases, não faz nenhum esforço para uma negociação aprazível é de doer. Talvez o mesmo, seja até bonzinho para o prefeito e o Governo Municipal de uma forma geral, mas, para os educadores de Imperatriz o mesmo deixa a desejar em todos os sentidos.

É visível a falta de investimentos em nossas escolas, assim como nos nossos profissionais da educação. Não podemos negar, que o município de Imperatriz até tem construído dezenas de escolas, mas, o mesmo, esquece de dotá-las de acessórios imprescindíveis para que as mesmas possam construírem mentes brilhantes, como se constrói no estado vizinho do Piauí, que se está construindo neste exato momento.

Se a educação de nossa cidade até agora, não consegue construir mentes brilhantes, então está passando da hora de trocar o secretário, pois somente se construindo prédios de escolas a nossa educação não chegará a lugar nenhum, a não ser, ficar neste marasmo e estagnação que está neste exato momento.

Com certeza, por o atual secretário ser um homem pacífico e cordial, alguém poderá até me questionar, mas, não estou aqui, duvidando de sua cordialidade ou de seu temperamento, estou aqui, discutindo e discordando dos avanços que o mesmo não conseguiu até hoje em nossa educação. Hoje o mesmo é secretário, por ser um político e como é professor está secretário e não está muito preocupado com os avanços da nossa educação, ele com certeza já está pensando em uma futura candidatura, pois mesmo sendo professor, a sua formação mesmo e intenção é política.

A educação que o secretário Zeziel dar aos nossos jovens é fraca, , é pobre e mecânica, pois a maioria dos professores não tem nenhum estímulos para estarem na sala de aula, os mesmos não tem nenhum apoio institucional. Agora, assim como a maioria dos secretários do prefeito Madeira, Zeziel é mais um daqueles que dorme em berço esplêndido e só pensa na próxima eleição.










Agiotagem e outras notas

Lista da agiotagem
Veja abaixo a lista dos alvos da operação da Polícia Civil que culminou com a prisão, hoje (31), da ex-prefeita Arlene Barros, de Dom Pedro.
Além dela, a Justiça – por meio de decisão do desembargador Raimundo Melo – autorizou a prisão do seu filho, o empresário Eduardo DP.
Foram autorizadas, ainda, as conduções coercitivas de: Romulo Cesar Barros Costa, Alfredo Falcão Costa Júnior, Rodrigo Barros Amancio, Rodrigo Gomes Casanova Junior, Joel Cavalcante Neto, Fabio Silva Froz, Laynna Barbosa Mesquita, Jean Pereira dos Santos e Leonardo Alves dos Santos.
E a busca e apreensão e o bloqueio de bens de: Eduardo DP, Arlene Barros, Romulo Cesar Barros Costa, Alfredo Falcão Costa Júnior, Rodrigo Barros Amancio, Rodrigo Gomes Casanova Junior, Joel Cavalcante Neto, Fabio Silva Froz, Laynna Barbosa Mesquita, Jean Pereira dos Santos, Leonardo Alves dos Santo, Alfredo Falcão Costa, Eridan Pinheiro, Cinthya Carneiro, Adilton Costa, Natalina Ferreira, Roberto Cantanhede, Wesley Ferreira, Francisco Robert Soares, além das empresas Turmalina Empreendimentos, Construtora Imperial, Imperador Empreendimentos, DP Locação, Tocantins Empreendimentos, Construimper, Tracon Construções, Hiper Sondagens, R. B. Amancio, Construservice, Rio Anil Locação, Pactor Construções, FBA Construções, Esmeralda Locações, HidroSolo Construção, Romulo C B Costa, Debora de O. Amaral, Comercial Number One e GAP Construtora.
caboNão concorda
O deputado estadual Cabo Campos (PP), declarou hoje (31) ao blog ser a favor da aposentadoria de coronéis após 35 anos de serviço – como forma de oxigenar o comando da PM.
Ele disse discordar, contudo, da forma como o Governo do Estado tentou aprovar a medida – incluindo uma artigo que tratava do assunto em uma Medida Provisora regulando a Agência de Mobilidade Urbana .
Campos defendeu que o assunto fosse amplamente debatido. “Quanto mais debate, é sempre melhor”, declarou.
UPA Itinerante
Tem causado muita repercussão em Codó um projeto posto em prática pelo diretor da UPA local. Trata-se do “UPA Itinerante”, por meio do qual a direção leva os serviços da unidade a comunidades afastadas.
Há quem entenda ser ilegal a prestação do serviço fora do prédio.
Veja no Blog do Acélio a repercussão do caso.
greveGreve em Lago dos Rodrigues
O prefeito Valdemar da Serraria, de Lago dos Rodrigues, enfrenta um problemão na Educação. O Município ainda não iniciou o ano letivo porque os professores estão em greve desde o dia 2 de  março.
“Já estamos na quinta semana  de greve e por parte do poder público ainda não tivemos um acordo. A greve deve continuar. Estamos cobrando o repasse dos professores de 2013, que o prefeito Valdemar da Serraria não quer repassar para os professores; nós fizemos uma greve porque esse dinheiro costuma cair no mês de maio; fizemos 9 dias de greve em maio de 2014, o secretário de Educação Cicero Romão representando o prefeito, fechou conosco um acordo se comprometendo que pagaria até fevereiro deste ano de 2015″, destacou o professor Valmery Carvalho.
gallbertPresidente
Segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Glalbert Cutrim (PRB) presidiu os trabalhos da Mesa Diretora durante a sessão ordinária desta segunda-feira (30).
“Foi uma grande honra poder coordenador os trabalhos na Assembleia. Agradeço o apoio e confiança dos colegas de parlamento e dos maranhenses que acompanharam a sessão de forma presencial; através da TV e site; e das redes sociais”, afirmou o parlamentar de apenas 26 anos.
Gás
O governador Flávio Dino assinou a concessão de exploração de terra à empresa Ouro Preto Oléo e Gás para o desenvolvimento das atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no estado.
A assinatura ocorreu na segunda-feira (30), no Palácio dos Leões, e foi acompanhada pelo vice-governador Carlos Brandão, pelo deputado federal José Reinaldo Tavares e por representantes da empresa.
O processo exploratório de gás já foi iniciado no solo maranhense com o levantamento do potencial de consumo de gás e o garimpo de blocos gaseificados.
cesarÁgua
O deputado estadual César Pires (DEM) e o jovem empresário Francisco Nagib participaram nesta semana da entrega de água potável a moradores do Km 17, em Codó.
Devido ao solo calcário, poço na localidade só com muita profundidade., o que dificulta a perfuração. O deputado e o empresário patrocinam a entrega de dois em dois dias com a ajuda da empresa F. C. Oliveira.
Pires anunciou que fará requerimento à Secretaria de Estado da Saúde (SES) pedindo à perfuração de um poço artesiano.
Denúncia
A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) recebeu denúncia contra o prefeito de São João do Paraíso, José Aldo Ribeiro de Sousa, que deixou de cumprir o prazo da prestação de contas de convênio celebrado com Estado do Maranhão, no valor de R$ 360 mil.
O processo teve como relator o desembargador Bayma Araújo, decano da Corte estadual de Justiça.
De acordo com denúncia oferecida pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), o prefeito não cumpriu o prazo de 60 dias para apresentar a prestação de contas do convênio firmado com Estado, cuja verba seria para  calçamento de 3km na sede daquele município.
O convênio foi celebrado com a Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Regional Sustentável (Secid), em fevereiro de 2008.

Por Gilberto Léda

http://gilbertoleda.com.br/2015/03/31/agiotagem-e-outras-notas/

Dino entrega patrulhas, mas não diz que elas foram adquiridas no governo Roseana

dino_maquinasNa quinta-feira (26) passada, o Governo do Estado entregou vinte patrulhas agrícolas, adquiridas via convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ainda celebrado no Governo Roseana Sarney (PMDB), e que estavam armazenadas na Expoema e não forem entregues anteriormente em virtude do período eleitoral.
A revelação foi feita na sessão plenária de hoje (30) pelo Deputado Adriano Sarney (PV).
“O Governador não tem feito esse tipo de menção para as coisas que o governo passado deixou, como por exemplo, as vinte patrulhas mecanizadas entregues semana passada, foram deixadas pelo governo passado e estavam na Expoema armazenadas, desde as eleições. E só não foram entregues devido ao período eleitoral”, destacou o deputado.
Por Gilberto Léda

Ex-prefeita de Dom Pedro é presa na ‘Operação Agiotagem’

A ex-prefeita de Dom Pedro, 324 Km de São Luís, Maria Arlene Barros, foi presa na manhã desta terça-feira (31), na sua residência, na capital, durante a “Operação Agiotagem” da Polícia Civil, que investiga o envolvimento de gestores e ex-gestores públicos com esquemas de agiotagem para fraudar licitações. A polícia acredita que mais de R$ 5 milhões foram desviados da prefeitura de Dom Pedro, entre 2009 e 2012.
Dom-Pedro-e1427818181841
Polícia fazendo a prisão da ex-prefeita de Dom Pedro em sua residência
A “Operação Agiotagem” é um desdobramento da “Operação Detonando” que foi iniciada após o assassinato de Décio Sá, em 2012, e culminou na prisão do assassino confesso do jornalista, Jhonathan Silva, em fevereiro de 2014 e outras 8 pessoas. A polícia na época apreendeu documentos importantes que levaram a desmembrar esquemas de agiotagem em todo o estado comandado pelos empresários Gláucio Alencar Pontes Carvalho e José de Alencar Miranda Carvalho que estão presos desde o dia 13 de junho 2012.
“Naquela ocasião foram apreendidas dezenas de caixas de documentos, eram cheques contratos, documentos relativos a processos licitatórios. Esses mesmos documentos indicaram que havia ligação estreita daquele grupo de agiotas com diversos gestores e ex-gestores públicos aqui no estado do Maranhão”, explicou do delegado-geral da Polícia Civil,  Augusto Barros.
Segundo o delegado-geral houve enriquecimento ilícito da ex-gestora de Dom Pedro e outros envolvidos no esquema por meio da manipulação de licitações com o objetivo de contratar pessoas que não estavam habilitadas para o fornecimento de produtos como merenda escolar e medicamentos.
O advogado da ex-prefeita, Marcos Vinícius, disse que o pedido de prisão foi fundamentado na falta de residência fixa da ex-prefeita. “É um pedido de prisão contraditório, pois na hora da prisão souberam encontrar o endereço dela. Vamos protocolar ainda hoje o pedido de revogação da prisão”, disse.
carros_apreendidos
Carros foram apreendidos na operação
Além da ex-prefeita, também foram presas outras três pessoas. “Nós tínhamos envolvimento direto da ex-gestora e de parentes da ex-gestora na manipulação desses recursos”, disse o delegado-geral.
A polícia está cumprindo 38 mandatos de busca e apreensão, além dos dois mandados de prisão. “Nós temos ainda um rol extenso de conduções coercitivas a serem realizadas, temos um rol também numeroso de buscas e apreensões que ainda estão em andamento, elas se concentram não apenas em São Luís, mas também em alguns municípios do estado”, finalizou o delegado-geral Augusto Barros.
Por Jornal o Pequeno

Adriano Sarney critica omissão do governo no caso das demissões na Alumar


IMG_7679-0.JPGO deputado Estadual Adriano Sarney (PV), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, fez uso da tribuna nesta terça (30) para falar da demissão de 650 funcionários do Consórcio de Alumínios do Maranhão (Alumar/Alcoa).
“A Alumar chegou ao Maranhão graças a um esforço enorme do ex-presidente, ex-governador José Sarney, e gerou consigo investimentos importantes para o nosso Estado. A multinacional sempre foi um marco da economia maranhense, um símbolo da industrialização de nosso Estado. Isso aponta a um provável fechamento das operações da empresa no Maranhão que afeta não apenas a questão empregatícia, mas também os empregos indiretos, a economia e o PIB de nosso Estado como um todo”, lembrou Adriano.
O deputado verde enfatizou que a Assembleia Legislativa irá atuar em favor dos empregados. “A Comissão de Assuntos Econômicos vai pedir uma audiência pública envolvendo os trabalhadores, os sindicatos, representantes da empresa, representantes do Governo Estadual, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho, representantes do Governo Federal e a FIEMA”.
Adriano também criticou a postura omissa do Governador em relação às empresas maranhenses, pelo aparente posicionamento ideológico do Governador de colocar em segundo plano os empresários do Estado.
“Uma das maiores empresas do Maranhão está fechando as portas e o Governador manda emissários para uma reunião, porque tem coisas mais importantes para tratar em Brasília: fazer demagogia junto à Presidenta Dilma, porque quer um dia ser candidato a Presidente da República pelo PCdoB. Flávio Dino gasta muito tempo criando fatos políticos e articulando impostos federais em Brasília esquecendo os grandes problemas que existem aqui no Maranhão e que estão existindo em seu governo como irregularidades e ilegalidades administrativas!”, enfatizou Adriano.
O parlamentar também abordou a demissão dos 500 funcionários da Margusa que aconteceu na semana passada. “A malha industrial do Maranhão está se acabando e o Governador vira as costas, a ALUMAR está fechando as portas, a Margusa, na semana passada, encerrou as atividades em Bacabeira. Cadê o governador do Maranhão? Fazendo demagogia política e governando pelas redes sociais”, afirmou de forma contundente o oposicionista.
(Da assessoria)

segunda-feira, 30 de março de 2015

"Faleceu no momento mais sagrado', diz arcebispo sobre padre do ES

Padre Carlos Assis morre na frente dos fiéis durante missa em Cariacica, espírito santo  (Foto: Arquivo Pessoal)Padre Carlos Assis morreu na frente dos fiéis
durante missa em Cariacica (Foto: Arquivo Pessoal)
O arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, emitiu uma nota lamentando ofalecimento do padre Carlos de Assis Vianadurante a missa de Ramos, neste domingo (29), na comunidade São Sebastião, em Porto de Santana, Cariacica. “Pe. Carlos faleceu no momento mais sagrado da vida de um sacerdote: No altar do Senhor imolou-se com Cristo sumo Sacerdote!”, escreveu o arcebispo.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, às 18h30 a necrópsia já havia sido feita e o corpo do padre liberado. Mas a causa da morte só será divulgada à família. Segundo a Arquidiocese de Vitória, a previsão é de que o corpo chegue à paróquia às 21h para o velório.
Um grupo de padres se reuniu para tentar a liberação do corpo do padre Carlos, já que a família dele é de Minas Gerais e ninguém irá até o Espírito Santo para cumprir os procedimentos. Por isso, os padres estão sendo acompanhados por um advogado e aguardam a autorização da necropsia. De acordo com o vigário geral da Arquidiocese, padre Ivo Ferreira de Amorim, é necessária uma autorização judicial para conseguir a liberação do corpo. "Como os familiares do padre são de Minas Gerais, nós reunimos esforços para conseguir realizar esse procedimento", explicou o vigário.
G1

Repórter cinematográfico da TV Globo, Luiz Quilião morre em Brasília





















O repórter cinematográfico Luiz Quilião, da TV Globo, responsável por reportagens premiadas, morreu neste domingo (29), em Brasília, aos 57 anos. Quilião deixa dois filhos.
O cinegrafista gaúcho tinha 34 anos de profissão e trabalhou por 22 anos na TV Globo. Antes de trabalhar na TV Globo de Brasília, ele passou por redações no Rio Grande do Sul, Amazonas, São Paulo e Rio de Janeiro.

O repórter cinematográfico Luiz Quilião (esquerda)  (Foto: Reprodução/TV Globo)O repórter cinematográfico Luiz Quilião (esquerda) (Foto: Reprodução/TV Globo)G1

Rock in Rio anuncia shows de Lulu Santos e Paralamas do Sucesso

Lulu Santos foi anunciado na programação do Rock in Rio (Foto: Divulgação/Rock in Rio)Lulu Santos foi anunciado na programação do Rock in Rio (Foto: Divulgação/Rock in Rio)
Lulu Santos e Paralamas do Sucesso vão tocar no Rock in Rio. O cantor se apresenta no dia 26 de setembro, noite de Rihanna e Sam Smith. A banda de Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone foi escalada para o dia 20, com Rod Stewart como atração principal.
Paralamas e Lulu tocaram na primeira edição do Rock in Rio, em 1985. O grupo também tocou em 2011, em apresentação com o Titãs. Lulu apenas voltou ao Rock in Rio para uma participação especial no show do Jota Quest, em 2013.
G1

Os cupins do tempo e do espaço estão corroendo o Prefeito Sebastião Madeira




Prefeito Sebastião Madeira ( PSDB)

A cada dia o Prefeito Sebastião Madeira está sendo corroído pelo o longo tempo ( seis anos ) na Prefeitura de Imperatriz, ainda lhe restando dois para o término do seu segundo mandato. A história de Imperatriz, mostra que o seu povo não sabia o quanto seria ruim reeleger um prefeito, pois, antes de Madeira, nunca em Imperatriz, um Prefeito foi reeleito. 

Tudo na vida é um aprendizado, e o Prefeito Sebastião Madeira está provando para todos os imperatrizenses, maranhenses e todos os brasileiros, que um mandatário não pode ter uma reeleição, pois a reeleição sempre é traumática, e a prova disto, é que Madeira era um em seu primeiro mandato e agora é um prefeito completamente diferente. Em Imperatriz o povo não suporta mais o tédio de tê-lo como prefeito, e esta drástica mudança, foi tudo causado pela a acomodação da reeleição. 


O mesmo não aspira nenhum sonho político daqui a dois anos, e suas aspirações recaem somente daqui a três anos e sete meses, pois o seu sonho agora é ser Senador da República. Eu sinto que pelo o andar da carruagem, Madeira não conseguirá nem mesmo se habilitar como deputado federal, que depende de votos localizados em Imperatriz e Região Tocantina, quanto mais para o Senado, que dependerá de votos de todo o estado do Maranhão. 

O Prefeito Madeira, está mostrando e provando que não é uma madeira de lei, pois com o tempo e as interperies de está a tanto tempo como prefeito lhes corroeram toda a magia que o mesmo exercia sobre os imperatrizenses. Sebastião Madeira foi e está sendo corroído como uma madeira que não tem a dureza que tem as madeiras de lei, e os cupins que estão acabando com todo o prestígio que o mesmo tinha em nossa cidade são: "o longo tempo como prefeito, proteção demasiada com a maioria de seus colaboradores diretos ( secretários, adjuntos etc.).


Toda esta minha constatação é simplesmente, pelo o fato de andar em toda a cidade de Imperatriz e ver a tamanha insatisfação com o nosso prefeito, e isto, pode ser constatado pelo o próprio Madeira, que pode hoje fazer uma pesquisa da sua realidade com a população imperatrizense, isto, não é nada pessoal, mas, uma realidade nua e crua de um político que já foi admirado um dia. 

Hoje, a população em caso de uma cassação do Prefeito Sebastião Madeira, pois tudo é possível para a justiça, o mesmo não poderá contar com o apoio da massa imperatrizense, pois o povo não está mais suportando o segundo mandato do atual prefeito de nossa cidade. A cidade de Imperatriz está literalmente abandonada pelo o seu gestor municipal, a prova disto está aos nossos olhos.
















O legado político de Davi Alves Silva está a cada dia próximo do fim



Davi Alves Silva Jr.

Davi Alves Silva 

Porque para a preservação da grande riqueza política de seu pai Davi Alves Silva, Davizinho não se candidata a Prefeito em Davinópolis em vez de querer sair candidato em Imperatriz? Saindo candidato a Prefeito em Davinópolis, Davizinho estaria preservando o grande legado político que seu pai deixou em toda a Região Tocantina. 


O irmão de Davi Alves Silva, já foi deputado, já foi Prefeito, porém, hoje o mesmo, dizem: não ganha nem para vereador na cidade de Davi. Davi antes de morrer, literalmente construiu uma cidade ( Davinópolis). Todos os moradores de Davinópolis, até hoje sentem saudades de Davi Alves Silva e se sentem esquecidos pelos os sucessores do inesquecível político Davi Alves Silva.

Parece, que o legado político que não será esquecido em Davinópolis, será o legado de Chico do Rádio, pois existe nos quatros cantos da cidade, que o seu filho o Zé Pequeno, já é um pré candidato e um possível candidato, e a população está recebendo esta ideia com grande euforia. É a luta pela a preservação da espécie ( político).





Descoberto esquema de bonificações milionárias no Itaqui. Veja quem recebeu






A Secretaria de Transparência e Controle do governo Flávio Dino descobriu um verdadeiro esquema de bonificações ilegais distribuídas a diretores, coordenadores e parte dos assessores da Empresa Maranhense de Administração Portuária durante o governo Roseana Sarney.

Dentre os beneficiados escolhidos a dedo estavam o tio da governadora Roseana Sarney, Evandro Sarney de Araújo Costa, que em 2014 recebeu bonificação de R$ 15 mil, a ex-esposa do ex-deputado, Manoel Ribeiro, Ana Cristina Ammirati, R$ 11 mil e o ex-presidente da EMAP, Luís Carlos Fossati, que colocou no bolso a mixaria de R$ 147 mil. Veja a lista completa abaixo.

Além dessa bonificação, eles ainda recebiam participação nos lucros e resultados da estatal, esta amparada por lei e distribuída a todos os funcionários, sem distinção.

Segundo a Secretaria de Transparência e Controle do governo Flávio Dino para adotar uma nova  “política” de bonificação, a EMAP deveria estar amparada em lei e normas, além de ser pactuada com as entidades sindicais.

De acordo com a auditoria da STC a “bonificação po desempenho” é verba extra e o seu pagamento é ilegal e  ocorria desde de 2010. O governo vai pedir o ressarcimento dos pagamentos ilícitos, que somente em 2013 e pagos em 2104, somaram R$ 987.358,37.

Em 2014 as bonificações alcançaram R$ 2.057.087,74 e seriam pagas em 2015, mas foram suspensas pelo atual governo evitando mais uma sangria nos cofres públicos promovida pelo antigo regime.

Relatórios de auditoria realizada pelo próprio governo Roseana também apontaram irregularidades nas bonificações, e mesmo assim elas continuaram sendo pagas, e tudo ficou por isso mesmo.

A STC acionará a Procuradoria Geral do Estado para ajuizar ações buscando ressarcir o erário e responsabilizar os ex-gestores por eventuais crimes e/ou atos de improbidade administrativa.
Do blog do Garrone

Veja a lista com os salários de quem recebeu as gloriosas bonificações.



“Nunca perseguimos ou excluímos ninguém”, reclama José Sarney

A infraestrutura logística

Da  Coluna do Sarney
Astolfo Serra escreveu que o mapa do Maranhão era colorido: “As terras, de ouro; as águas de nossos rios, de diamantes”. Essa visão dos intelectuais, cheios de amor pelo Maranhão, construída com paixão pela cultura, lhe deu projeção e glória. Porém, o outro lado da medalha estampava a amarga realidade do atraso. Foi para acabar com isso que a nossa geração sonhou e juntou a cultura ao desenvolvimento, binômio que iria fazer do Maranhão um dos estados brasileiros de maior futuro.
Como ponto de partida, tratamos da desintegração do Maranhão como estado e da fragilidade de suas bases econômicas. Para integrar o estado, tínhamos que traçar os eixos rodoviários para implantar moderna infraestrutura de transportes.
Logo ficou evidente a necessidade da implantação de um sistema rodoviário vocacionado a fortalecer a capital como cabeça econômica do estado. A Estrada São Luís-Teresina, uma vez asfaltada, seria a espinha dorsal desse sistema. A partir dela, em Peritoró, abriríamos novas estradas em demanda do sertão, integrando São Luís às vastas terras dos altiplanos de Santo Antônio de Balsas e Carolina. Esse eixo rodoviário, a partir de Presidente Dutra, tomava o rumo do Oeste, permitindo a ligação com as cidades de Tuntum, Barra do Corda, Grajaú e Porto Franco. Restava pensar na ligação com a Belém-Brasília. Isso exigia a travessia da floresta situada entre Santa Luzia e a Região Tocantina. Por igual motivo, projetamos a integração da Baixada à BR-135, com uma rodovia que, partindo de Miranda, atingisse a região do Turi e servindo os municípios de Arari, Vitória, Viana, Matinha, São Bento, Pinheiro e Santa Helena. Santa Inês, que ainda era distrito de Pindaré-Mirim, por mim transformado em município, seria também incorporado a esse sistema. O Maranhão não conhecia asfalto e precisava entrar nessa era com urgência.
Na Baixada maranhense, ainda predominavam, como meios de transporte, os teco-tecos, pilotados pelos comandantes Gaudêncio e Diegues, pioneiros da aviação na Amazônia, que pousavam em campinhos de futebol. No verão, as ligações entre os núcleos urbanos eram feitas a cavalo e em carro de boi; no inverno, usavam-se bois, cavalos e canoas.
Estávamos na segunda metade do século XX e a Baixada desconhecia as estradas. Decidimos instalar um Distrito em Pinheiro, com a finalidade de construir rodovias para ligar os municípios daquela região entre si, e, através de ferry-boats, a São Luís.
Em 1960, candidato à Presidência da República, Jânio Quadros veio a São Luís e, no Largo do Carmo, em discurso escrito por mim, afirmou: “Vamos fazer o Porto do Itaqui, construir as BRs 22 e 21, para ligar, respectivamente, São Luís a Teresina e o Pará ao Maranhão; implantar o Plano de Colonização da Sudene, a fim de proporcionar fi-nanciamentos e preços mínimos ao arroz maranhense, promover a expansão creditícia, apoiar a luta de emancipação dos lavradores e estimular a vinda de navios ao Maranhão, para escoar os produtos derivados do babaçu, que não têm como sair do Estado, sem esquecer os ferry-boats”. Eram pontos que havíamos identificado como importantes para desencadear o processo de desenvolvimento do Maranhão, os quais, mais tarde, foram detalhados e executados.
Além da infraestrutura logística, tornamos o planejamento mais abrangente nas áreas de saúde, educação, comunicação, energia e agricultura. Em cada uma destas áreas, fizemos grandes transformações, que lançaram o Maranhão numa nova era. O povo, que era descrente e pessimista, criou alma nova, com fé e confiança no futuro, consciente de que o sonho do desenvolvimento poderia ser realidade.
Isso foi o que fizemos, sem ataques ou vendetas pessoais ou partidárias. Nunca perseguimos ou excluímos ninguém. Nossa preocupação foi trabalhar pelo estado, pela realização do sonho de minha geração, abrindo portas para os que viessem a seguir.
Conhecíamos e estudáramos nossa História, mas não trabalhamos olhando para trás: nela entramos pela porta da frente.

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html