sábado, 17 de setembro de 2016

Glalbert Cutrim percorre, novamente, municípios do Maranhão


O Deputado Estadual Glalbert Cutrim (PDT), esteve, novamente, durante todo o final de semana em agenda política pelo interior do Estado, percorrendo os municípios de Matinha, Arari e Santana do Maranhão. O deputado participou de atos de campanha dos candidatos Zequinha Amaral (PRTB), Djalma Melo (PTB) e João Almeida (PRP).
Na cidade de Matinha, o deputado participou de caminhada seguida de comício. Acompanhando o candidato Zequinha Amaral (PRTB) e o atual prefeito da cidade Beto Pixuta, principal líder político no município, Glalbert disse “estar bastante motivado com a vontade do matinhense, que não hesitou em ir às ruas e fez uma caminhada emocionante com Zequinha”, disse durante o comício. Zequinha agradeceu o apoio incondicional de Cutrim que não mede esforços em ajudar o município, “Glalbert é uma parceria que deu certo em Matinha e vamos continuar trabalhando pelo povo”, declarou.
Em Arari, no povoado Bamburral, participou de comício ao lado do candidato a reeleição, Djalma Melo (PTB), do vice Álvaro Jardim, e do Secretário de Estado de Esportes, Márcio Jardim. Em discurso, o deputado disse que o município não teve um prefeito igual Djalma, “vim a Arari declarar apoio ao melhor prefeito que essa cidade já teve, vamos juntos em busca da reeleição e continuar desenvolvendo essa cidade”, disse o deputado.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Servidores municipais e jovens realizam protesto contra a corrupção em Santa Quitéria do Maranhão

A precariedade instalada na administração pública na cidade de Santa Quitéria do Maranhão tem sido motivo de revolta entre a população local.
img_3125
Os servidores públicos municipais, assim como os jovens de Santa Quitéria aproveitaram o feriado da Independência do Brasil para realizar vários protestos dentro da cidade. Os jovens desfilaram pelas ruas contra o caos e o mar de corrupção que se instalou no município.
Os desvios de recursos públicos vem sendo denunciado há anos, porém ainda ocorre de forma descarada. Os órgãos protetores que deveriam combater as irregularidades parecem não enxergar o sofrimento do povo que não tem a quem recorrer.
img_3147
Funcionários de várias secretarias estão há meses sem receber seus devidos proventos. Há cerca de 20 anos, Manim Leal assumiu pela primeira vez o comando do município e de lá pra cá a decadência naquele lugar é cruel.

Como forma de externar tamanha revolta contra as autoridades, a população percorreu ás ruas com faixas, cartazes e palavras de ordem sendo ditas durante todo o percurso cobrando o fim dos desmandos.
Desde junho os servidores estão em greve por falta do recebimento dos salários e das péssimas condições de trabalho oferecidas. Alunos de toda a cidade deixaram de frequentar as escolas que agora permanecem sempre fechadas.
Diante todo desrespeito contra o povo, Manim Leal e sua turma espalha que a vitória de sua esposa e de sua filha estão garantidas em Santa Quitéria e Araioses.
img_31001
img_3219


Pai não aprova relacionamento da filha e mata namorado em Caxias

Um vigilante residente da cidade de Caxias matou nesta sexta-feira (9), o namorado da filha por ser contra o relacionamento da filha. João Batista dos Santos fugiu após cometer o crime.
morto
Mauro Denis Alves Lima foi morto com cinco tiros no Morro da Santa, no bairro Tamarineiro, em Caxias (Foto: Reprodução/TV Mirante)
O crime abalou a cidade de Caxias, distante há 360 km de São Luís. O assassino de 43 anos matou Mauro Denis Alves Lima de 24 anos com cinco tiros no Morro da Santa, situado no bairro Tamarineiro.
A vítima namorava a filha do vigilante de apenas 17 anos. Ele encontrava-se em liberdade condicional.
De acordo com informações, o pai era totalmente contra o relacionamento da filha. O delegado César Veloso da regional de Caxias informou que Mauro Denis é ex-presidiário e estava solto utilizando tornozeleira eletrônica.

AVANÇO – Ideb do Maranhão é o segundo que mais cresceu no país…

Governador Flávio Dino comemorou avanço no Ideb
Governador Flávio Dino comemorou avanço no Ideb
Os investimentos do governo Flávio Dino, desde os primeiros dias da gestão com foco na melhoria da educação, elevaram o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Maranhão em 2015, no Ensino Médio, retirando o estado da penúltima posição que ocupava em 2013 e colocando-o em patamar de destaque no ranking nacional, como o segundo da federação que mais cresceu neste nível ensino, atrás apenas de Pernambuco. O resultado do Ideb 2015 foi divulgado nesta quinta-feira (8), pelo Ministério da Educação.
No Ensino Médio, cuja responsabilidade por 97% da matrícula é do Governo do Estado, o Maranhão saiu do resultado de 2,8 em 2013 para 3,1 em 2015, um crescimento de 0,3 pontos no Ideb de um ciclo para outro.
No comparativo em que se leva em consideração apenas a rede pública estadual de ensino, o Maranhão fica à frente do Pará, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe.

Fufuquinha força Ildon Marques a votar contra a cassação de Eduardo Cunha…

Deputado Ildon Marques (PSB)
O presidente estadual do PP, deputado federal André Fufuca, tem pressionado o candidato a prefeito de Imperatriz, Ildon Marques (PSB), a votar contra a cassação do ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB).
Conhecido pela ligação paternal com Cunha, Fufuquinha se licenciou do mandato de deputado federal com a intenção de abrir vaga para Ildon e agora tem cobrado a fatura.
De acordo com o levantamento divulgado pelo jornal O Globo, o dono do grupo Liliani ainda não se definiu sobre o tema. Fontes do blog em Imperatriz, no entanto, garantem que ele acatará o comando de Fufuquinha, mesmo sob o risco de sair queimado com seu eleitorado.
A votação definitiva da cassação de Cunha está prevista para segunda-feira (12), às 19h. Ainda segundo o levantamento do Globo, o peemedebista deve ser cassado por mais de 270 votos.
Sílvia Tereza

José Carlos Soares rumo ao seu sexto mandato de vereador pela a segunda maior cidade do Maranhão




O ato de um político poder se reeleger-se em nosso país, veio abrilhantar e condecorar, aqueles políticos que realmente honraram os votos recebidos pelos os seus eleitores. A reeleição de um político, é o ato do mesmo ser eleito no cargo já exercido. 

Geralmente, somente os políticos bons, são aqueles abrilhantados com este generoso ato. Imaginem: um político conseguir uma mandato eletivo por 5 vezes? Este político tem que ser muito bom naquilo que faz, no caso do vereador José Carlos Soares, o mesmo tem o respeito de todos os políticos de Imperatriz, e principalmente do povo, que dizem que o mesmo engrandece a Câmara Municipal de Imperatriz.

O Parlamento Mirim, com o vereador Pé de Pato é um, sem ele é outro. Um profundo conhecedor de nossa política local, que ama fazer o que faz. Desde muito jovem, milita no meio político com grande desenvoltura e por isso, quem faz política em Imperatriz, Região Tocantina e todo o Maranhão reconhecem isso. 

Após o seu quinto mandato de vereador, José Carlos Soares, está partindo com grandes chances de obter o seu sexto mandato, e a prova disso, é que - toda a cidade de Imperatriz, comenta que o mesmo, é um dos três candidatos a vereador com mais chances de se consagrar como representante do povo imperatrizense no nosso Legislativo Municipal. 

O vereador José Carlos Soares, hoje é Presidente da Câmara Municipal, que antes dele, a mesma vivia sem a presença do povo, o que é totalmente diferente do momento. Ele conseguiu levar o povo para a casa de leis de nossa cidade, e o povo, está gostando de participar dos debates dos problemas de Imperatriz naquele Parlamento.

Não vote em ficha suja e nem mal lavada


Não vote em candidato ficha suja ou que tenha processo sendo julgado


O voto é a principal arma do cidadão. Uma vez que a cada quatro anos o eleitor tem a única chance de confirmar ou desaprovar a forma como o político conduziu seu mandato na vida pública. A seguir apresentamos um ótimo artigo que orienta o cidadão a tomar as devidas precauções na hora de escolher em quem vai depositar o futuro da sociedade. Vale apena continuar a leitura.

 Durante esse período eleitoral estaremos escrevendo sobre o tema política de forma mais detalhada. Nosso objetivo é policiar cada vez mais o eleitor para que o mesmo saiba que não podemos apenas assinar uma procuração em branco e repassá-la ao político, mas sim, devemos conhecer o perfil e se debruçar na vida pregressa do candidato que deseja ser o nosso representante. Então, fiquemos bem atentos na hora de escolher o futuro do nosso país, pois não podemos escolher deputados, senadores, governadores e presidentes que não tenham compromisso com o que diz.

 É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

Importância do voto
 Numa democracia, como ocorre no Brasil, não sendo diferente em Tobias Barreto, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar maisvalor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.

 O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como votar consciente
 Em primeiro lugar temos que aceitar a ideia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político? É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo ideias para o seu representante. 

Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Durante a campanha eleitoral
 Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e ideias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato. 

 Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O recado de Sebastião Madeira a Flávio Dino

sebastiao_madeiraO prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), passou a ser uma espécie de comentarista oficial da propaganda eleitoral no município.
Ele tem usado aplicativos de troca de mensagens e suas redes sociais para analisar as propostas de cada um dos candidatos.
E tem sido implacável, sobretudo, contra o ex-prefeito Ildon Marques (PSB) e a suplente de deputada federal Rosângela Curado (PDT).
Cabresto, não!
Sebastião Madeira bateu forte no governador Flávio Dino (PCdoB) por causa de uma história que se espalhou por Imperatriz nas últimas semanas.
Aliados do governador têm dito que Dino só vai continuar a trabalhar por Imperatriz se a população eleger Rosângela Curado.
– Quero dizer ao governador que ele teve votação estrondosa aqui porque o povo votou com liberdade. E em Imperatriz ninguém vota com cabresto – afirmou o prefeito tucano.
Com informações da coluna Estado Maior

A disputa entre Flávio Dino e Roberto Rocha que já acena para as eleições 2018

Rosangela Curado recebe o apoio de Dino em Imperatriz
Rosangela Curado recebe o apoio de Dino em Imperatriz
O governador Flávio Dino e seus aliados já se posicionaram de um lado. Do outro, estão o senador Roberto Rocha e os seus apoiadores. E no meio deles, ora pendendo para um lado, ora para outro, estão as várias lideranças da atual oposição no estado, que esperam exatamente o fim das eleições de 2016 – em São Luís e Imperatriz – para começar a analisar os cenários.
O grupo de Flávio Dino tem como candidato em São Luís o prefeito Edivaldo Júnior, hoje vinculado ao deputado federal Weverton Rocha e ao seu projeto de eleger-se senador na chapa comunista de 2018.
Ildon Marques recebe o apoio de Roberto Rocha na mesma cidade
Ildon Marques recebe o apoio de Roberto Rocha na mesma cidade
Em Imperatriz, o mesmo Weverton tem Rosangela Curado, ainda mais vinculada ao seu projeto, já que filiada ao PDT, e com um vice do PCdoB. Mas a campanha de Rosangela também tem seus membros da chamada oposição, formada sobretudo por oriundos do grupo Sarney, como o ministro Sarney Filho (PV) e o deputado federal Juscelino Filho (DEM).
Roberto Rocha, por sua vez, aposta as suas fichas em Wellington do Curso (PP) em São Luís, e Ildon Marques (PSB) em Imperatriz. E também conta com seguimentos da oposição, sobretudo em São Luís.
O vencedor das duas disputas municipais sairá fortalecido para 2018 e em condições de protagonizar o embate eleitoral pelo Governo do Estado e pelas duas vagas no Senado Federal.
De O Estado do Maranhão

Rosângela participa do primeiro debate entre candidatos a prefeito de Imperatriz


IMPERATRIZ – Rosângela participa, na noite desta quinta-feira (8), de um debate entre os candidatos a prefeito de Imperatriz. O momento é promovido pelo EMAJ - Escritório Modelo de Assistência Jurídica Dom Affonso Felippe Gregory, órgão vinculado à FEST - Faculdade de Educação Santa Terezinha. De acordo com a EMAJ, dos seis candidatos, apenas Ildon Marques não comparecerá.

Este é o primeiro debate oficial promovido na cidade e o quarto promovido pela faculdade. A contenda será mediada pelo Pe. Francisco Lima e de acordo com o edital de convocação, no primeiro bloco, os candidatos terão 10 minutos cada um para fazer uma breve explicação do seu plano de governo, sendo permitido o uso de vídeos, fotos, cartazes, ou quaisquer recursos eletrônicos áudio-visual.

No segundo bloco, o Conselho de Ética poderá formular uma pergunta para cada candidato, de acordo com a ordem do sorteio feito no início das atividades. O tempo de cada pergunta será no máximo de um minuto. Ainda no segundo bloco, a pergunta da plenária deverá ser feita por escrito ao candidato e entregue ao Conselho de Ética que fará ou não a leitura após análise de conteúdo. Cada candidato terá três minutos para resposta tanto ao Conselho de Ética, como para plenária.

Já no terceiro bloco será concedido três minutos a cada candidato para considerações finais. No intervalo de cada bloco o candidato poderá dirigir-se aos seus assessores pelo tempo de dois minutos que será concedido pelo mediador.

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Funcionária do Mateus é presa por envolvimento em assalto a joelheira

Duas pessoas foram presas na tarde de hoje (6), por envolvimento em um assalto realizado na última sexta-feira na loja Romanel que fica localizada na Cohab.
image
Uma das assaltantes é funcionária do supermercados Mateus. Ela foi presa juntamente com um comparsa e apresentada no 6DP.

A polícia apreendeu em posse da dupla vários celulares e muitas peças de jóias roubadas da loja.
Luís Cardoso

Aumento nos salários de ministros do STF provocará impacto de R$ 65 milhões no Maranhão

Impacto fiscal nos estadosA aprovação do projeto de lei que aumenta em mais de 16% o salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em tramitação no Senado da República, vai provocar impacto de R$ 65 milhões no judiciário do Maranhão.
Caso o projeto seja aprovado pelos senadores, os salários dos ministros passariam de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil, a partir de 2017. O impacto em todo o Brasil seria de cerca de R$ 4 bilhões.
O parecer favorável ao texto foi assinado pelo senador José Maranhão (PMDB-PB) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
O projeto é de autoria do Supremo e a justificativa diz que o aumento seria uma reposição “das perdas inflacionárias do período de 2009 a 2015”. No entanto, segundo a Comissão de Orçamento do Senado, o STF não apresentou metodologia de cálculo e nem informou o impacto orçamentário de sua aprovação.
O eventual aumento nos salários dos ministros provoca uma espécie de efeito cascata em todos os estados, principalmente porque os salários dos demais servidores públicos também devem aumentar.
A aprovação do texto teria “impacto automático” nos salários da magistratura federal, estadual, nos servidores dos estados e da União e nos ministros e conselheiros de tribunais de contas.

Independência do Brasil



História da Independência do Brasil, Dom Pedro I, Grito do Ipiranga, 7 de setembro, História do Brasil Império, Dia da Independência, transformações políticas, econômicas e sociais, dependência da Inglaterra no Brasil

Introdução

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.

Dia do Fico

Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta ideia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembleia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembleia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.




Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.



Pós Independência

Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Feliz dia do sexo

DIA-DO-SEXO

Exército poderá atuar em 44 cidades do Maranhão

ExércitoO Exército Brasileiro poderá atuar em 44 cidades do Maranhão durante as eleições deste ano. O incremento da Força Federal se dá para garantir a normalidade e a segurança do pleito.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão deferiu o pedido das cidades. Cabe agora ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizar o envio das troas.
O presidente do TRE, desembargador Lourival Serejo, foi quem fez o anúncio na manhã de ontem, após reunião com oficiais do 24º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro.
Ao anunciar a presença do desembargador Lourival Serejo, o comandante do 24º BIL, tenente coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires, informou que nesta semana inicia uma atividade muito importante que é capacitar aqueles que chefiarão as tropas autorizadas a funcionar nas eleições. “Muitos já têm essa experiência, mas outros pela primeira vez participarão e por isso precisam estar bem preparados para esta missão especial”, explicou.
A reunião fez parte do cronograma do estágio preparatório para a operação de garantia da votação e apuração eleitoral em 2016. Durante uma hora, o presidente do TRE expôs o planejamento das eleições aos militares, focando a apresentação na quantidade de eleitores, juízes, servidores e colaboradores envolvidos no processo, além de ter relatado situações enfrentadas quando funcionou como juiz em comarcas do interior do estado.
As cidades que pediram foram reforço das forças federais foram: Amarante do Maranhão, Araióses, Água Doce do Maranhão, Arame, Bacuri, Barra do Corda, Fernando Falcão, Benedito Leite, Bequimão, Bom Lugar, Buriti, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Cajari, Carolina, Codó, Coelho Neto, Coroatá, Cururupu, Guimarães, Lago da Pedra, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Mirador, Sucupira do Norte, Passagem Franca, Buriti Bravo, Penalva, Pinheiro, Pedro do Rosário, Presidente Sarney, Santa Helena, Turilândia, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Santa Rita, São José de Ribamar, São Luís, São Raimundo das Mangabeiras, Sambaíba, São Vicente Férrer, Tuntum, Tutóia e São Mateus.

Campanha barata

Os números apresentados à Justiça Eleitoral pelos candidatos à Prefeitura de São Luís mostram que a campanha deste ano está mais modesta. As doações estão mais escassas e os gastos, bem menores.
Pelo site do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, a maioria das doações apresentadas até agora pelos candidatos veio dos partidos. Doações por pessoas físicas são raras. Há ainda na contabilidade os gastos de recursos próprios do candidato.
A campanha de 2016 se ajusta ao cenário de crise econômica. Quem mais gastou até o momento foi o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PDT), que informou ter gasto cerca de R$ 520 mil, dinheiro conseguido pelo seu partido, e R$ 90,00 em doação de pessoa física.
Eliziane Gama (PPS) gastou até o momento pouco mais de R$ 302 mil, sendo que R$ 2 mil são de recursos próprios e o resto veio do PPS. Fora esses dois, somente um outro candidato tem gastos na casa de dois dígitos: Wellington, que disse ter gasto somente R$ 32 mil. Eduardo Braide (PMN), Rose Sales (PMB) e Cláudia Durans (PSTU) tiveram gastos inferiores a R$ 7 mil. Fábio Câmara (PMDB) e Valdeny Barros (PSOL) informam não ter gasto nada.
Para uma campanha, cujo limite de gasto é de R$ 4 milhões, os candidatos estão bem longe desse valor, pelo menos até agora, quando a campanha já vai chegar na metade.
Da coluna Estado Maior, de O Estado do Maranhão

Rosângela se compromete a ampliar o incentivo ao esporte em Imperatriz



IMPERATRIZ – A candidata a prefeita Rosângela se comprometeu, durante programa eleitoral, a ampliar o incentivo ao esporte em Imperatriz. Entre as metas inseridas no seu plano de governo, está a construção e reforma de quadras poliesportivas nos bairros, apoio aos atletas e realização dos jogos interbairros.

O programa se iniciou revelando um caso comum na cidade: falta de espaço público para a prática de esporte. O estudante Ronilson Santos, reclamou da infraestrutura precária do Parque Amazonas e relatou que gostaria de jogar futebol em uma quadra ideal.

“Aqui, pra nós, a gente precisava de uma quadra estabilizada que pudéssemos ter o conforto pra gente jogar bola. Como você tá vendo aqui, é na areia, poeira e buraco” manifestou o estudante.

O programa mostrou ainda o exemplo de Rafaela, que defende o time profissional JV Lideral, mas não tem incentivo para avançar no esporte.

“A gente tem que batalhar muito pra gente conseguir aquilo que a gente quer aqui. Patrocínio, aqui, é muito pequeno e o apoio das pessoas é muito pequeno” detalhou.

Rosângela contou que em sua gestão os bairros terão atenção especial, com quadras estruturadas e garantiu apoio aos que praticam esporte para o lazer, ou como atividade profissional.

“No meu governo vou transformar campos em equipamentos públicos. Com infraestrutura correta, vamos fortalecer o futebol amador trazendo mais alegria para Imperatriz” ressaltou a candidata.

A candidata exaltou a liga imperatrizense de futebol, o bicampeão Estadual Cavalo de Aço e os mais de 70 times amadores em diversas modalidade e mostrou a geração de emprego e renda causada pelo esporte.

“O esporte gera emprego, promove a saúde e inclusão social, movimentando também a nossa economia. São milhares de pessoas atingidas nesse processo. Os jovens saem das ruas, da criminalidade e do mundo das drogas”, demonstrou.

Isnande Barros, professor universitário de Educação Física e primeiro técnico campeão estadual de handebol feminino de Imperatriz em 1984 já defendeu a cidade várias vezes nas quadras e detalha o que gostaria que melhorasse na cidade.

“Imperatriz, hoje, carece de um ginásio de esporte público. Não tem equipamento público nos bairros. Não existe um sistema municipal de amparo à política pública de esporte e lazer. Então, seria interessante que nós tivéssemos, por exemplo, espaços públicos, equipamentos públicos dedicados à prática do esporte e lazer, tanto os campos de futebol, as quadras de vôlei de areia, as quadras de esporte” relata.

O Deputado Federal Davi Júnior, falou da inauguração do Complexo Esportivo Barjonas Lobão que será entregue em breve à população e que será um exemplo para futuras construções.

Vereaador José Carlos Soares, intensifica campanha rumo ao seu sexto mandato




Imperatriz - O vereador-presidente da Câmara Municipal de Imperatriz e candidato à reeleição, José Carlos Soares Barros (PV), (43.000), a convite, quase chegando na reta final da campanha eleitoral, o candidato tem intensificado ainda mais as suas visitas as lideranças políticas e de bairros e Imperatriz, no sentido de obter mais adesões a sua candidatura a permanência no parlamento imperatrizense para dá continuidade em seus vários projetos, a maioria, voltados para a classe mais necessitada da grande cidade. 

Recentemente, o candidato esteve reunido com a comunidade, da Rua Rio Branco, esquina com Ceará, na residência, do Srº Nagib e na Vila Santa Lucia, Rua E, na casa da dona Day, esposa do Srº Rodrigo, reunião esta, organizada pelo líder comunitário, o popular Pipoca.

Nas ambas reuniões, José Carlos Soares sempre acompanhado da candidata à prefeita, Rosângela Curado (PDT), falou da importância do vereador no parlamento de uma cidade e de maneira clássica, apresentou as suas inúmeras propostas de trabalho que serão a partir de 1º de janeiro de 2017, implantadas na grande Imperatriz, em prol dos munícipes imperatrizenses.

Caminhada do Abraço inicia mais uma semana de visitas percorrendo o bairro Juçara




IMPERATRIZ – A Caminhada do Abraço iniciou mais uma semana de visitas percorrendo as ruas do bairro Juçara. A candidata a prefeita Rosângela, o vice Prof. Adonilson e a “Caravana do 12” se concentraram às 16h, na rua Antônio de Miranda esquina com Mato Grosso, no Entroncamento, de onde seguiram pelas ruas conversando com o povo.

O grupo passou pelos bairros Juçara, Entroncamento e Maranhão Novo. Rosângela e Prof. Adonilson visitaram comércios, casas e falaram com as pessoas que estavam nas portas e passando pelas ruas. A candidata usou do momento para explicar seu projeto para cuidar de Imperatriz e estreitar laços com a comunidade.

Dono de um comércio há 9 anos no Entroncamento, Antônio Alves Sousa, 70, descreveu que sua preocupação especial é com a saúde, educação e segurança. Para seu Antônio, melhorando esses três setores a cidade é capaz de evoluir.



“Se o próximo prefeito conseguir melhorar ainda mais a saúde, a educação e a segurança nossa cidade cresce na mesma hora. Aqui, nem rua tínhamos, mas agora temos. O que falta mesmo é alguém com amor no coração para melhorar ainda mais” comenta.

Rosângela reforçou seu compromisso com a geração de emprego e renda na cidade e afirmou que seu plano de governo foi estruturado para fazer de Imperatriz um polo industrial.

“Imperatriz tem um enorme potencial de crescimento. Temos nossa ponte, nossa transbrasiliana e nosso majestoso Rio Tocantins que servem como rota para pessoas do Maranhão, norte do Pará e sul do Tocantins. Em nosso governo vamos reforçar a geração de emprego e renda incentivando a vinda de novas empresas, como empresa têxtil” declarou Rosângela.

Caminhada do Abraço

A décima terceira edição da Caminhada do Abraço se encerrou com o agradecimento do grupo aos moradores que os receberam com grande carinho. A “Caravana do 12” vai percorrer outras regiões da cidade levando seu projeto para uma Imperatriz melhor.

Confira a agenda da Caminhada do Abraço para esta semana

- Quarta-feira (7) - Vila Zenira e Mutirão. Concentração às 16h, na Rua Goiás, em frente à Praça da Cafeteira
- Sexta-feira (9) – Vila Lobão. Concentração às 16h, na rua Dom Vital, com Dorgival Pinheiro de Sousa, ao lado da Kibon.
- Sábado (10) – Conjunto Habitacional Itamar Guara. Concentração às 16h, no início da av. Principal

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Quem não deve, não temer?

Um fator tem chamado a atenção no horário eleitoral gratuito dos candidatos de Imperatriz.

O delegado Assis Ramos, do PMDB, insiste na postura de "Candidato Honesto", fazendo até lembrar do filme com mesmo nome, protagonizado pelo humorista Leandro Hassum, que encarna um político corrupto que recebe uma mandinga da avó, fazendo com que ele não possa mais mentir, vivendo a partir de então o dilema: como vencer uma eleição falando apenas a verdade?

Não que o delegado tenha muita relação com o personagem de Hassum. Pelo menos até onde se sabe...

O discurso adotado pelo candidato do PMDB teria por fim desassociá-lo das denúncias investigadas pela Operação Lava Jato. O envolvimento do partido nas investigações que derrubaram Dilma Rousseff, Delcídio Amaral, Eduardo Cunha, empreiteiros e dezenas de políticos, ainda está recente na memória do eleitor imperatrizense, principalmente o de classe média e formadora de opinião. 

Talvez por isso o "Xerife" do senador João Alberto (PMDB), orientado por marqueteiros, continue se colocando como o mais honesto de todos os candidatos a prefeito de Imperatriz.

MÓRBIDA SEMELHANÇA

SEPARADOS-NEYMAR-GROWLITHE

Prefeita de Jatobá faz farra com dinheiro público enquanto crianças não tem onde estudar

A prefeita de Jatobá, Francisca Consuelo, já provou que sabe bem usufruir o dinheiro do povo quando o assunto são farras promovidas dentro da cidade. 
Prefeita municipal
Prefeita municipal
Quem mora na cidade diz que a falta de compromisso com o que realmente interessa é constante. A falta de educação, saúde e infraestrutura tornou-se um pesadelo para o povo de Jatobá.
Para se ter ideia até um trator da prefeitura foi disponibilizado para transportar pessoas. Um verdadeiro absurdo!
Enquanto isso, no povoado Olho D´água, crianças menores de 10 anos estudam de forma humilhante em um pequeno casebre que para a prefeitura é considerado uma escola. E o pior há recursos para ser investidos no local, porém as condições vistas são dignas de pena.
Em junho desse ano, o blog divulgou outra farra promovida pela prefeita Francisca em sua própria residência . Na oportunidade muita bebida alcoólica e menores de idade foram misturados no mesmo loca
Por Luís Cardoso
2016-09-05-PHOTO-00000083

Suspeito de executar vereador em Governador Nunes Freire é apresentado na SSP

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) por meio da ação conjunta das Policias Militar e Civil apresentou nesta segunda-feira (05), João Neto Tomás de Sousa, vulgo “Mandioca”, suspeito de ter participação no homicídio do vereador Esmilton Pereira dos Santos, no município de Governador Nunes Freire.
2016-09-05-PHOTO-00000026
Após a prisão, o foragido confessou sua participação no assassinato do vereador. No momento em que João Neto Tomás de Sousa foi preso, ele estava com uma arma calibre 12, essa arma supostamente teria sido utilizada no crime, de acordo com o acusado.
João Neto Tomás de Sousa, conhecido como Mandioca, foi preso pela Polícia Militar, nas margens do Rio Mearim por participação no crime. O vereador Esmilton foi morto no dia 23 de agosto com um disparo realizado por uma espingarda calibre 12 na porta de sua residência.
A verdadeira motivação do crime não foi revelada.

Suspensão dos direitos políticos, inelegibilidade e inabilitação para o serviço público

Constituição de 88Por Flávio Braga* – De início, assevere-se que o ordenamento constitucional pátrio veda expressamente a cassação de direitos políticos, admitindo, tão somente, as situações de perda ou suspensão. Conforme prescreve o artigo 15 da Constituição Federal, o nacional perderá os seus direitos políticos no caso de cancelamento da sua naturalização (perda da nacionalidade brasileira). E terá decretada a suspensão dos seus direitos políticos na ocorrência de incapacidade civil absoluta enquanto durar a interdição, condenação criminal transitada em julgado, recusa de cumprir obrigação a todos imposta e condenação por improbidade administrativa. A perda acarreta a privação definitiva dos direitos políticos. A suspensão ocasiona a privação temporária dos direitos políticos.
Na seara do direito eleitoral, quem estiver com direitos políticos suspensos não pode participar da vida política da Nação. Como a sua inscrição eleitoral é suspensa, não poderá filiar-se a partido político, votar e ser votado.
De sua vez, o fenômeno da inelegibilidade consiste na ausência de capacidade eleitoral passiva do cidadão, isto é, na impossibilidade jurídica, definitiva ou temporária, de ser votado para um ou mais cargos eletivos. Todavia, a nódoa da inelegibilidade não alcança o exercício dos demais direitos políticos, como o ato de votar, manter filiação partidária e integrar órgãos de direção das agremiações políticas.
O regime jurídico das inelegibilidades tem o desiderato de tutelar a probidade administrativa, a moralidade para o exercício de mandato, a normalidade e a legitimidade das eleições. Somente a Carta Constitucional e a legislação complementar podem tipificar situações de inelegibilidade. As restrições que acarretam inelegibilidade têm natureza de legalidade estrita, ou seja, não podem ser interpretadas de forma extensiva, a ponto de alcançar situações não previstas na legislação de regência. Induvidosamente, a imputação de inelegibilidade é tema que provoca intensas pelejas judiciais ao longo da fase de registro de candidaturas.

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html