quarta-feira, 22 de março de 2017

NOTAS DA OPERAÇÃO TURING

R$ 37 milhões…
…esse é o valor dos contratos que três empresas investigadas pela PF na Operação Turing mantêm com o Governo do Maranhão desde 2016, por meio da Secertaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

No ano passado, foram pagos mais de R$ 20 milhões à VTI LTDA.; à Vitral Construção e Incorporação Nossa Senhora de Fátima LTDA.; à Monte Líbano Construções LTDA.; e à Brasfort LTDA.
Os contratos seguem vigentes.
Ilícitos
Segundo a Polícia Federal, grampos realizados em telefones dos investigados apontam para a ocorrência de crimes entre o ex-adjunto da Seap, Danilo dos Santos, funcionários da pasta e proprietários das empresas contratadas pela Seap.
“Foi possível constatar conversas suspeitas do investigado Danilo dos Santos Silva com funcionários da SEAP e proprietários de empresas que prestam serviços àquela secretaria, denotando possível prática de outros ilícitos, tais como fraude em licitações e desvios de verbas públicas, inclusive de origem federal, oriundas do BNDES e de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN)”, diz o relatório dos federais.
Buscas
O juiz federal Magno Linhares, da 2ª Vara da Justiça Federal no Maranhão, barrou pedidos da PF para a realização de buscas e apreensões tanto na sede da TV Difusora, quanto na Seap.
Sem explicação
O governo bem que tentou, mas não conseguiu explicar a exoneração de Danilo dos Santos da Seap dias antes de ele ser preso. Em nota, o titular da pasta, Murilo Andrade, garante que seu ex-auxiliar pediu para sair.
Mas do ato de exoneração do investigado não consta a inscrição “a pedido”, normalmente incluída em despachos desse tipo, quando é o próprio servidor quem solicita sua saída.
Defesa I
Levado a depor na manhã de ontem (22), o editor do blog Atual 7, Yuri Almeida, apresentou uma espécie de defesa em postagem realizada à noite.
Disse, em suma, que virou alvo da PF por “reproduzir release e denunciar esquema na Seap” (leia mais).
Defesa II
Também levado a depor, o blogueiro Marcelo Vieira falou em direcionamento. “A operação me pareceu direcionada com o objetivo de silenciar blogueiros”, disse, também em post no seu blog.
Defesa III
Depois de deixar a sede da PF, o blogueiro Luis Pablo disse que a cobertura da operação por setores da imprensa foi uma tentativa de desmoralização.
“O titular desta página acredita na justiça e informa que a tentativa de desmoralizar o Blog Mais Polêmico do Maranhão por parte de alguns comunicadores, não surtiu efeito”, declarou.
Rixa
A prisão de blogueiros e a instantânea comemoração de jornalistas de todo o estado expôs uma rixa que, normalmente, fica recolhida.
Precisava mesmo?
A prisão dos blogueiros e sua soltura no mesmo dia levantou um questionamento: era necessário mesmo prender os investigados?
 Em manifestação à Justiça, ainda na tarde de ontem, o delegado Max Eduardo foi taxativo: os três blogueiros “foram devidamente interrogados e reinquiridos, tendo prestado esclarecimentos amplos, verossímeis e suficientes a respeito dos fatos sob investigação”.
Uma condução para depoimento não teria sido o suficiente nesse caso?
Gilberto Léda

Nenhum comentário:

http://omaiordomundobr.blogspot.com.br/2017/03/governo-do-maranhao-bolsa-escola.html